NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 06.09.22 - 18h34

PCR divulga funcionamento dos serviços públicos no feriado da Independência

img_alt

Os atendimentos oferecidos no edifício-sede estarão suspensos durante o dia e voltarão a ser realizados normalmente na quinta-feira (8). O Jardim Botânico do Recife e o museu Paço do Frevo estarão abertos aos visitantes neste feriado (Foto: Iggor Gomes/PCR)

 

Nesta quarta-feira (7), feriado nacional da Independência do Brasil, alguns serviços da Prefeitura do Recife não estarão disponíveis, como as atividades do edifício-sede e os atendimentos do Procon Recife. Mas quem estiver de folga e quiser se divertir com a família, poderá contar com o Jardim Botânico do Recife, que vai funcionar das 9h às 15h, com entrada gratuita; e também com a Pracinha de Boa Viagem, que será palco do projeto Pracinha Cultural a partir das 19h. O museu Paço do Frevo, no Bairro do Recife, vai estar aberto à visitação das 10h às 17h. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada neste feriado.

Confira o funcionamento dos serviços da administração municipal durante o feriado da Independência: 

 

EDIFÍCIO-SEDE - Devido ao feriado nacional da Independência do Brasil, os serviços oferecidos no edifício-sede da Prefeitura do Recife estarão suspensos nesta quarta-feira (7). As atividades na sede da Prefeitura, bem como o atendimento ao público, serão retomadas normalmente na quinta-feira, 08 de setembro. 

SAÚDE - Nesta quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, a vacinação de covid-19 vai acontecer normalmente, sem agendamento, das 12h às 19h, nos shoppings RioMar, no Pina, e Recife, em Boa Viagem. Já no Boa Vista, na área central da cidade, a imunização acontece das 11h às 19h. Nesses três locais, também será ofertada a vacina contra poliomielite. O centro de vacinação infantil do Sítio Trindade, em Casa Amarela, vai funcionar das 8h às 16h, aplicando a vacina naqueles entre 3 e 11 anos. Os outros pontos, tanto agendados quanto por demanda espontânea, reabrem na quinta-feira (8).

Além disso, os pontos de testagem de covid-19 instalados no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Centro de Saúde Dr. José Dustan, na Iputinga, também estarão realizando, das 8h às 17h, os exames para detectar o novo coronavírus. Para ter acesso aos testes nesses locais, não é preciso agendar. Aqueles que preferirem, podem marcar o horário através do site Conecta Recife ou aplicativo, clicando na aba Vamos Testar (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vamos-testar/). Os outros pontos reabrem na quinta-feira (8).

Cinco Upinhas vão funcionar durante o feriado, em regime de plantão, para atender pequenas urgências da atenção básica dos moradores das áreas cadastradas: Upinha Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Vila Arraes (Várzea), Profº. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª. Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro).

Também estarão funcionando, durante o feriado, os serviços de urgência das Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Barros Lima (Casa Amarela) e Arnaldo Marques (Ibura), além do Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira). 

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (Curado) estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriado, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, ambos por meio de encaminhamento da Central de Regulação do Estado, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões. Para a realização de partos de risco habitual e denúncias de violência doméstica, também estarão abertas as Maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura).

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, funcionará, das 7h às 19h, para os munícipes do Recife. Já as demais vacinas de rotina só voltarão a ser disponibilizadas na quinta-feira (8).

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

HOSPITAL VETERINÁRIO DO RECIFE - Em função do feriado de 7 de Setembro, o Hospital Veterinário do Recife (HVR) não estará aberto na quarta-feira (7). Na quinta-feira (8), o expediente funciona normalmente, das 7h às 18h. Nos finais de semana o equipamento não abre. 

CULTURA - Nesta quarta-feira de celebração ao Brasil onde tolerância, respeito, civilidade e liberdade sempre serão bandeiras hasteadas, o Paço do Frevo convida os recifenses a um passeio pela tradição, feita de música, dança e resistência, que é testemunho vivo e até hoje em ebulição da gênese do povo brasileiro. O museu fica na Praça do Arsenal e estará aberto à visitação das 10h às 17h, com fotos, vivências e experiências sensoriais, que apresentam e confirmam a vigência do frevo na cultura, no coração e na ponta do pé do recifense ao longo do ano inteiro. Os demais espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife estarão fechados no feriado cívico, retomando expedientes de atendimento ao público a partir da quinta-feira (8).

TURISMO E LAZER - Quem quiser curtir o feriado de 7 de Setembro ao ar livre, poderá usufruir dos parques públicos da cidade, como o Santana e o Macaxeira, que estarão abertos normalmente. A Pracinha de Boa Viagem, a partir das 19h, receberá o projeto Pracinha Cultural, com música e animação para os frequentadores deste tradicional atrativo turístico. Por conta dos atos programados para o dia de amanhã, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não será montada. O projeto estará funcionando normalmente na cidade no próximo domingo (11).

MEIO AMBIENTE - Neste feriado da Independência do Brasil, o Jardim Botânico do Recife (JBR) estará aberto e com as suas atividades funcionando normalmente. O equipamento ambiental abre as suas portas das terças aos domingos, das 9h às 15h, com entrada gratuita. E o Econúcleo da Jaqueira estará fechado pois o seu funcionamento ocorre sempre de quinta a domingo.

ESPORTES - As 23 unidades da Academia Recife estarão fechadas nesta quarta-feira (7), retornando ao funcionamento normal na quinta (8). Já o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) abriga até o dia 11 deste mês a FIBA AmeriCup, Copa América de Basquete, mas nesta quarta não haverá partidas.

FEIRAS MERCADOS -  As feiras e os mercados públicos do Recife estarão abertos nesta quarta-feira (7) das 6h às 13h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quarta-feira (7), não funcionarão os serviços da Assistência Social realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único (CadÚnico) e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP), devido ao feriado. O Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves e o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife também não funcionarão.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José; e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a entrega diária de quentinhas para população em situação de rua, bem como as entregas descentralizadas.

Na quinta-feira (8), voltarão a funcionar normalmente todos os equipamentos que tiveram o atendimento ao público suspenso devido ao feriado.

MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados neste feriado. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo.

PROCON RECIFE - Nesta quarta-feira (7), feriado da Independência, não haverá expediente na sede do Procon Recife, localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista e em seus postos de atendimento que funcionam nos Compaz (Ariano Suassuna,no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha;  Dom Helder, no Coque). A população pode registrar reclamações no site  procon.recife.pe.gov.br e denúncias podem ser enviadas para o email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br. O atendimento oferecido pelo órgão municipal de forma presencial volta a ser realizado na quinta-feira (8), em sua sede.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quarta-feira (7). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na quinta-feira (8), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

AGÊNCIAS DE EMPREGO E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriado da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (7), as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo do Recife não terão atendimento ao público. Os serviços retornam na quinta-feira (8) na Agência de Emprego de Casa Amarela, entre as 8h e 16h, com atendimento da Sala do Empreendedorismo também disponível.

Os serviços da Agência e da Sala presentes nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque), Ariano Suassuna (Cordeiro) também retornam suas atividades no mesmo dia (8), das 8h às 16h. Os agendamentos podem ser feitos normalmente pelo site (www.agenciadeemprego.recife.pe.gov.br).