NOTÍCIAS

Administração | 06.09.23 - 13h14

7 de setembro: Confira o funcionamento dos serviços públicos municipais no Recife

 

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, não faltarão programações culturais e de lazer para curtir na cidade, como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, e o Olha! Recife, que estará acontecendo, com passeios a pé e de bicicleta. O Recife Walking Tour, passeio voltado para quem quer conhecer os principais pontos turísticos e históricos do Bairro do Recife, é outra opção e acontece na sexta-feira (8). Em função do feriado, repartições da administração direta e indireta da Prefeitura do Recife terão funcionamento alterados, assim como na sexta-feira, que será ponto facultativo. A vacinação ocorre normalmente durante o feriadão. Confira o que abre e fecha dos serviços municipais nesta quinta (7) e sexta-feira (8).

EDIFÍCIO SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam neste feriado da Independência e na sexta-feira, retomando à normalidade na segunda-feira, 11 de setembro.

SAÚDE - Nesta quinta-feira e sexta-feira (07 e 08 de setembro), as vacinas contra covid-19 e Influenza (ambas para todos os públicos), HPV (9 a 14 anos) e meningite ACWY conjugada (11 a 14 anos) continuarão sendo disponibilizadas nos centros montados em quatro shoppings da capital. São eles: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Tacaruna, em Santo Amaro; e Boa Vista, na área central da cidade. O horário será o mesmo do funcionamento de cada local. A aplicação dos imunizantes também vão acontecer no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, das 8h às 18h. Toda vacinação nestes locais poderá ser realizada por demanda espontânea.

Já os centros de testagem para covid-19 estarão funcionando na Unidade Básica Tradicional (UBT) José Dustan, na Iputinga; no Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela; e no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser realizados por demanda espontânea ou também por agendamento via Conecta Recife.

O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR), no Curado, estará com seus serviços ambulatoriais suspensos durante o feriadão, mas continuará realizando partos de risco habitual e de alto risco, além de emergências ginecológicas e obstétricas. O Centro de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Sony Santos, localizado em um anexo do HMR, também estará realizando atendimento multiprofissional voltado para as vítimas de agressões.

Os serviços de urgência, emergência e internação permanecem 24 horas nas policlínicas Agamenon Magalhães, em Afogados, e Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; e nas policlínicas e maternidades Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Arnaldo Marques (Ibura), assim como nos hospitais pediátricos Maria Cravo Gama, em Afogados, e Helena Moura, na Tamarineira, porém com fechamento dos ambulatórios.

Para a vacinação antirrábica e antitetânica, a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, funcionará das 7h às 17h. O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados, por meio dos telefones 3355-7705 ou 3355-7712. 

CULTURA - Neste feriadão da independência, os espaços culturais geridos pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife desfilarão programação para todos os gostos.

O Paço do Frevo (@pacodofrevo) abrirá para visitação, de quinta a domingo (10), com sua exposição permanente sobre o ritmo que é patrimônio cultural da humanidade e do Brasil.

Também de quinta a domingo, o MAMAM (@mamamrecife) será palco para quatro sessões do espetáculo Apenas o Fim do Mundo, do Grupo Magiluth, que fica em cartaz até o próximo dia 17 de setembro.

No Teatro do Parque (@teatrodoparqueoficial), o feriado será cinematográfico, com a programação da 27º edição do Festival Cine PE, que encerra no sábado (9).

Os teatros Luiz Mendonça (@teatroluizmendonca) e Barreto Júnior (@teatrobarretojunior_oficial) terão programação de sexta (8) a domingo. O Teatro de Santa Isabel (@teatrodesantaisabel), além dos memoriais Luiz Gonzaga (@memoerialluizgonzaga) Chico Science, Casa do Carnaval (@_casadocarnaval), do Centro de Design e do Museu de Arte Popular (@map.recife) funcionarão normalmente no sábado e domingo.

O Museu da Cidade (@museudacidadedorecife) funciona de sexta a domingo, com visitação à exposição "MCR - 40 Anos em Movimento". A mostra convida o público a fazer um passeio pela história do Recife por meio do acervo do museu. O Museu Murillo La Greca (@murillolagreca) abrirá no sábado.

MULHER -  Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife e o Centro Municipal Júlia Santiago, no Pina, estarão fechados nesta quinta e sexta-feira. A exceção é o Centro de Referência Clarice Lispector, localizado na rua Dr. Silva Ferreira, 122, em Santo Amaro, que funciona de domingo a domingo, 24h por dia e o Serviço Especializado Regionalizado Clarice Lispector, localizado na Avenida Recife, 3585, no bairro do IPSEP, que funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. 

A secretaria conta, ainda, com um disk orientação, o Liga, Mulher, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, no número 0800 281 0107. O Centro de Referência também oferece um canal de acolhimento para mulheres via WhatsApp, pelo número (81) 99488-6138.

TURISMO E LAZER -  Neste feriado nacional da Independência, celebrado na quinta-feira (7), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível das 7h às 16h. Além desta data, o percurso estará montado normalmente no domingo (10). O Olha! Recife também estará acontecendo, com passeios a pé e de bicicleta. Para participar, basta acessar o site www.olharecife.com.br e garantir a inscrição. Na sexta-feira (8), às 9h30, acontece o roteiro fixo Recife Walking Tour, passeio pensado para quem quer conhecer o centro do Recife e os principais pontos turísticos e históricos do Recife Antigo. A saída acontece da Praça do Arsenal, levando os turistas pela rua do Bom Jesus, avenida Rio Branco, pontes da capital e museus do pátio de São Pedro e outros pontos turísticos.Os parques da cidade estarão abertos normalmente. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS - Nesta quinta-feira (7) e sexta-feira (8), não funcionarão os atendimentos realizados nos CRAS e CREAS, na Central de Cadastro Único e nos Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP). Também não funcionarão o Centro de Referência em Cidadania LGBTI+ e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves.

As exceções são o Abrigo Noturno Irmã Dulce, as casas de acolhimento institucional e as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas), que estarão de plantão. O Restaurante Popular Josué de Castro, no bairro de São José, e o Naíde Teodósio, em Santo Amaro, permanecem com a oferta de refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar.

O Projeto Praia sem Barreiras acontece normalmente na sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10). O banho de mar assistido com cadeiras anfíbias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, próximo ao posto 7, a partir das 8h.

TRÂNSITO - Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento às pessoas idosas, gestantes e com deficiência, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos na quinta-feira (7) e sexta-feira (8). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Avenida Cruz Cabugá, nº 304, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (11), das 8h até as 13h, por meio de agendamento prévio no site cttu.recife.pe.gov.br.

COMPAZ - A rede Compaz e a rede de Bibliotecas pela Paz fecham na quinta (7) e sexta-feira (8), reabrindo normalmente no final de semana, das 8h às 12h.

HOSPITAL VETERINÁRIO -  Nesta quinta-feira, em decorrência do feriado nacional de 7 de Setembro, o Hospital Veterinário do Recife funciona em horário diferenciado, das 7h às 13h, apenas para emergências. O mesmo acontece no final de semana (dias 9 e 10), estando disponível para a população para casos de emergências, das 7h às 13h. Na sexta-feira (8), no entanto, o equipamento estará aberto normalmente das 7h às 18h.

ESPORTES - As 27 unidades da Academia Recife estarão fechadas neste dia 07 e 08 de setembro, quinta e sexta-feira. O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) suspende as atividades nos dois dias – pelo feriado e preparação para a realização da final do CBLOL 2023, no sábado (9).

AGÊNCIAS DE EMPREGO, ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES E SALA DO EMPREENDEDORISMO - Em razão do feriadão da Independência, as Escolas Profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionarão na quinta (7) e sexta-feira (8). O retorno das aulas ocorre na próxima segunda-feira (11) de acordo com os horários dos cursos. Pelo mesmo motivo, as Agências de Emprego e Salas do Empreendedorismo também não terão atendimentos no período, retomando as atividades na segunda-feira a partir das 8h às 17h.

Os serviços da Agência e da Sala estão presentes no edifício sede da Prefeitura do Recife (no Bairro do Recife) e nos Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Dom Helder Câmara (Coque) e Ariano Suassuna (Cordeiro).

MERCADOS E FEIRAS - Nesta quinta-feira (7), os mercados públicos e feiras do Recife funcionam em horário diferenciado, das 6h às 12h. A mudança ocorre devido ao feriado da Independência do Brasil, que é celebrado no dia sete de setembro. A partir da sexta-feira (8), os equipamentos públicos voltam a operar em horário normal, das 6h às 18h.

PROCON RECIFE - De 04 a 08 de setembro, os serviços presenciais do Procon Recife, no bairro da Boa Vista, estarão suspensos devido à mudança do local da sede do órgão.

Nesse período, o consumidor pode registrar sua reclamação ou denúncia de forma online pelo Whatsapp (81) 3355 3286 ou pelo site  procon.recife.pe.gov.br. Denúncias também podem ser realizadas pelo  email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br

O Procon Recife ainda informa que a partir do dia 11, o atendimento já passa a ser realizado no novo endereço, na Rua do Imperador, 419, bairro de Santo Antônio, das 8h às 13h.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), equipamento ambiental ligado à Prefeitura, abre as portas nesta quinta-feira (7), feriado nacional da Independência do Brasil, e sexta-feira (8). Os visitantes poderão conferir as belezas naturais da fauna e flora da Mata Atlântica passeando pela reserva que funciona das 09h às 15h, com entrada gratuita. Nestes dias, o espaço não estará com monitoria, nem visitas guiadas. O Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte,  não estará funcionando na quinta (7) e sexta-feira (8). O local volta a oferecer atividades ambientais no sábado (9) e no domingo (10), das 9h às 16h.