NOTÍCIAS

Cultura | 06.10.14 - 13h51

19º Festival Internacional de Dança do Recife abre inscrições para oficinas gratuitas

O 19º Festival Internacional de Dança do Recife será realizado de 16 a 26 de outubro, em teatros, equipamentos culturais e espaços públicos. (Foto: Divulgação)

Estão abertas, desta segunda (06) até o dia 16 de outubro (ou até quando as vagas forem preenchidas), as inscrições para as oficinas que integram a grade pedagógica do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. Realizado pela Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o 19º Festival Internacional de Dança do Recife será realizado de 16 a 26 de outubro, em teatros, equipamentos culturais e espaços públicos da capital pernambucana. Confira as oficinas disponíveis e os locais de inscrição:

Oficina "Breaking - Arte, cidadania e cultura de paz"
Período: 20 a 24/10/14
Ministrada por Sérgio Ricardo (Sociólogo da Favela) e Levi Costa (B. Boy Chistos)
Local: Escola Pernambucana de Circo
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 15 horas
Vagas: 30
Inscrições gratuitas na Escola Pernambucana de Circo – Fone: 3266-0050
Objetivos: proporcionar aos jovens e adolescentes o conhecimento das danças urbanas, em especial o breaking, numa atitude sociocultural, que busca o fortalecendo da identidade cultural, a autoestima e a cultura de paz entre os alunos. As aulas resultarão numa roda de breaking, onde será mostrada uma coreografia montada com os alunos, assim como performances de trabalhos artísticos desenvolvidos ao longo da oficina.

Oficina "Frevo, de uma dança nacional a uma dança" pessoal
Período: 20 a 24/10/14
Ministrada por: Maria Eugênia Almeida (SP)
Local: Paço do Frevo
Horário: 9h às 12h
Carga horária: 15h
Vagas: 20
Inscrições gratuitas no Paço do Frevo – Fone: 3355-9527
Objetivos: Como a agilidade dos passos do caboclinho, as torções dos passos de frevo e os “trupes” rítmicos do cavalo marinho podem nos oferecer ferramenta para a criação de uma dança particular? A oficina irá trazer aos participantes vivências corporais que buscam oferecer possíveis caminhos para essa resposta.

Oficina "Corpos híbridos"
Período: 17/10/14 (em 02 turnos)
Ministrada por: Juliana Manhãs (RJ)
Local: Paço do Frevo
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Carga horária: 06 horas
Vagas: 20
Inscrições gratuitas no Paço do Frevo – Fone: 3355-9527
Objetivos: Misturar danças e ritmos tradicionais brasileiros com gestualidades africanas – principalmente de Moçambique e do Senegal – técnicas contemporâneas com posições e respirações de yoga, ferramentas do pilates para conscientização corporal e as vivências com jogos coletivos é a inspiração para essa oficina e trabalho de corpo. Visa ainda incorporar elementos da técnica da mestra Germaine Acogney e experiências com mestres de performances culturais, hibridizando a relação da vida com o humano e a natureza.

Oficina "Improvisatório"
Período: 23 a 26/10/14 (em 2 turnos)
Ministrada por: Rossana Alves (BA)
Local: Centro Cultural Correios
Horário: manhã e tarde
Carga horária: 15h
Inscrições gratuitas no www.facebook.com/improvisatóriopepb
Objetivos: Levar o artista a mergulhar na paisagem interna do corpo, trazendo a consciência e a percepção dos principais sistemas corporais – os ossos, os órgãos, os músculos, os fluidos, os nervos, a pele – com o objetivo de desenvolver novos recursos criativos e expressivos para o dançarino. A proposta do curso é explorar os princípios do Body-Mind Centering (BMG), técnica de reeducação do movimento criada pela dançarina e terapeuta ocupacional norte-americana Bonnie Bainbridge Coen, em conexão com o Contato Improvisação, técnica de dança contemporânea criada pelo dançarino norte-american Steve Paxton.