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Educação | 06.10.15 - 15h52

Seminário estimula servidores da educação a buscar o equilíbrio entre corpo e mente

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Programação do I Seminário Dimensão Integrativa incluiu palestras e vivências em temas como bioenergética, ioga e arte terapia. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Estimular os profissionais de educação da rede municipal a ter uma vida mais saudável, equilibrando corpo e mente, com um olhar voltado à saúde integral. Esse foi o objetivo do I Seminário Dimensão Integrativa, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, nesta terça-feira (6), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (EFAER) Professor Paulo Freire, na Madalena. Com o tema "Cuidar de si, Cuidar do outro, Cuidar do planeta", as atividades começaram pela manhã, com um ciclo de palestras, e seguem até a noite.

A programação começou com palestra da professora Luiza Maciel, PhD pelo Centro de Educação da UFPE, sobre a "Síndrome de Burnout", condição de estresse profissional caracterizada por exaustão física e emocional, que gera insensibilidade e comportamento agressivo. "As pessoas se consomem em chamas, com as emoções destruídas. É uma síndrome multifatorial que atinge, em várias dimensões, o organismo e a vida. Traz depressão, desmotivação e desistência", explica. De acordo com a estudiosa, são mais atingidos os profissionais de atividades que envolvem cuidado com o outro, como professores, médicos e enfermeiros. 

A segunda palestra da manhã foi ministrada pelo diretor do Centro Integrado de Saúde (CIS), Jarbas Nunes, com o tema "Cuidado da Saúde Integral com Práticas Integrativas no SUS". A vice-diretora da EFAER Paulo Freire, Katia Marcelina, explica que o Seminário consolida uma ação fundamental para a valorização dos profissionais da rede de ensino do Recife. "Estamos trabalhando a questão da atenção humanizada que se deve ter no cuidado com as pessoas. Só quem está bem consigo mesmo pode cuidar do outro", afirma. 

A gerente-geral de Formação Pedagógica, Élia Maçaira, acrescenta que é comum as pessoas buscarem conforto em fatores externos, como consumo, bebida e até sexo, sem sequer identificar o que estão sentindo. "É fundamental estabelecer um mínimo de conexão consigo mesmo. São práticas para as quais não tivemos nem treinamento nem estímulo", considera. À tarde, foram realizadas vivências em práticas integrativas, como Bioenergética, Constelação Sistêmica Educacional, Educação Ambiental, Ioga e Arte Terapia. Para encerrar a programação, às 19h, está prevista palestra teórico-vivencial da professora Silvana Oliveira, com o tema "Saúde e prevenção do estresse no ambiente escolar".