Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 06.10.22 - 16h15

Fim de semana com ciranda, música erudita e frevo

img_alt

De amanhã (7) a domingo (9), a Prefeitura do Recife garante um verdadeiro desfile de tradições, em programações gratuitas e abertas ao público, nos espaços culturais e pelas ruas da cidade. (Foto: Divulgação)

Na cidade da música, o fim de semana será de todos os ritmos e festas. Nos espaços culturais e nas ruas, uma programação gratuita, diversificada e irresistível, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, vai convidar todo mundo a celebrar e aplaudir nossas tradições de sexta (7) até domingo (9). De ciranda e frevo a música erudita: vai ter de tudo um pouco.

Amanhã, o convite à celebração musical é dobrado: vai ter concerto gratuito da Orquestra Sinfônica do Recife, a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel, e ciranda no Pátio de São Pedro, com a apresentação, a partir das 17h30, das cirandas do Egídio, Dengosa (18h20), Porto de Galinha (20h) e do cantor Silvério Pessoa, que, a partir das 19h, entra na roda para celebrar as tradições da cultura nordestina, com sua música cheia de referências aos ritmos e compositores de todos os tempos, assegurando raízes ao futuro.

No Teatro de Santa Isabel, a apresentação da Orquestra integrará a programação do 13º Encontro Brasileiro de Clarinetistas, recebendo as participações especiais de expoentes da cena erudita internacional, que estarão de passagem pela cidade. Com regência do maestro José Renato Accioly, o concerto contará com as participações especiais das solistas Raquel Contreras (clarinete), natural de Cuba e naturalizada brasileira, além da mexicana Patricia Pérez (clarone)  e do clarinetista vencedor do Concurso Carlos Ribeiro.

No domingo, o Pátio de São Pedro convida novamente o Recife a celebrar seus ritmos e tradições. A partir das 13h30, desfilarão naquele entorno histórico quatro grupos e agremiações: Orquestra Trilha Nordestina, Cia de Dança Art Pernambucana, Tribo Taquaraci e Nação do Maracatu Porto Rico. 

Além disso, os espaços culturais mantidos pela Prefeitura no Pátio, Casa do Carnaval, Memorial Chico Science, Memorial Luiz Gonzaga e Museu de Arte Popular, estarão de portas abertas, das 13h às 16h, oferecendo um passeio pelas tradições e pelas histórias da cultura pernambucana e de alguns de seus maiores protagonistas. 

Vai ter cortejo também no Recife Antigo. Para embalar as próximas gerações de passistas, o Paço do Frevo convida a um Arrastão do Frevo especial, em celebração ao mês das crianças. O “arrastinho” será embalado pela Troça Carnavalesca Pitombeirinha dos Quatro Cantos, com concentração a partir das 15h30, no Marco Zero, e saída marcada para as 16h.

 

SERVIÇO

SEXTA-FEIRA (7)

Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife – Temporada 2022

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel

Ingressos distribuídos na bilheteria, a partir das 19h

 

Ciranda no Pátio

Horário: 17h30

Local: Pátio de São Pedro

Com apresentações das cirandas do Egídio (17h30) Dengosa (18h20) e Porto de Galinha (20h), além do cantor Silvério Pessoa (19h)

 

DOMINGO (9)

 

Cortejos da cultura popular

Horário: 13h30

Local: Pátio de São Pedro

Com desfiles da Orquestra Trilha Nordestina, da Cia de Dança Art Pernambucana, da Tribo Taquaraci e do Nação do Maracatu Porto Rico

 

Arrastão do Frevo

Horário: Concentração às 15h30

Local: Saída do Marco Zero, com destino ao Paço do Frevo, na Praça do Arsenal

Com a Troça Carnavalesca Pitombeirinha dos Quatro Cantos