Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 06.10.22 - 11h24

Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa promove testagem de infecções sexualmente transmissíveis nesta sexta-feira (7)

img_alt

Ação faz parte das ações pelo aniversário de dois anos da unidade de saúde, que é ligada à Prefeitura do Recife. Nos últimos dez anos, houve um aumento de 76,9% na proporção dos casos de HIV/AIDS na faixa etária dos 50 aos 64 anos na capital. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Para celebrar seus dois anos de funcionamento, comemorado no último dia 1º, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), em Areias, está promovendo, ao longo de todo o mês de outubro, uma série de ações voltadas para a população com 60 anos ou mais. Nesta sexta-feira (7), das 8h às 12h, a unidade, que é ligada à Prefeitura do Recife, vai ofertar 180 exames para detecção de possíveis casos de infecções sexualmente transmissíveis (IST). A atividade será voltada para os pacientes do hospital e moradores do entorno. 

Para ter acesso ao exame, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e o comprovante de vacinação contra a covid-19 atualizado. O uso da máscara será obrigatório. Os testes rápidos detectam possíveis casos de HIV, sífilis e/ou hepatites B e C. Aqueles em que o resultado dá positivo, o usuário recebe aconselhamento e é encaminhado para tratamento na rede municipal de saúde. Na atividade, ainda serão distribuídos preservativos e sachês de gel lubrificante.

No Recife, nos últimos dez anos, houve um aumento de 76,9% na proporção dos casos de HIV/AIDS na faixa etária dos 50 aos 64 anos. “A terceira idade, por se acreditar não ter mais vida sexual e, também, por tabus, estigmas e preconceitos, por muitos anos não era alvo de campanhas ou testagem. Hoje, entendemos que a sexualidade não acaba com a velhice, mas se transforma, ganha novos contornos e significados”, aponta a médica geriatra do HECPI, Mayara Vilela. 

Para o envelhecimento sexualmente saudável, é preciso incentivar o uso de preservativos e a realização de testagem rápida no público idoso. “A maioria das infecções sexualmente transmissíveis têm tratamento. No entanto, quando essas IST não recebem o tratamento adequado, podem resultar em consequências sérias para o paciente, podendo levar até a morte, em casos extremos. Então, a melhor forma de se cuidar é criando o hábito da prevenção”, finaliza Mayara.

SERVIÇOS - Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para IST. Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena; e o segundo no SAE Gouveia de Barros da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.  

Nestes locais, atuam equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral. 

A Sesau oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de IST. O resultado sai em cerca de meia hora.

HECPI - Primeira unidade hospitalar pública do Norte-Nordeste voltada à população a partir de 60 anos, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI), ligado à Prefeitura do Recife, completou dois anos de funcionamento no sábado 1º de outubro, também Dia Internacional da Pessoa Idosa. Durante esse tempo, o HECPI já realizou mais de 87 mil consultas, cerca de 718 mil exames e 10 mil procedimentos cirúrgicos.