Recife Promove Outubro Verde por conscientização ao combate à Sífilis
O Dia Nacional de Combate à Sífilis é comemorado no terceiro sábado de Outubro, mas no Recife, o mês inteiro será dedicado à importância da prevenção e tratamento desta infecção sexualmente transmissível (IST). As ações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) têm início nesta sexta-feira (6) e seguem até dia 27, com mutirões do Vamos Testar, Vamos Prevenir em diversos locais da cidade, palestras de conscientização para a população e capacitações para profissionais de saúde. Também será lançado o PrEPara a Prevenção!, expandindo o acesso à testagem rápida de ISTs e hepatites virais, além de oferecer a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) também aos sábados.
A Sífilis é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Apesar de curável, pode levar à morte. É potencialmente perigosa em gestantes, pois também pode ser transmitida da mãe para o bebê, durante a gestação ou no parto - a chamada Sífilis congênita. As consequências podem incluir aborto, parto prematuro e retardos no desenvolvimento, com mortalidade de 40% nas crianças infectadas. "Precisamos incentivar os testes rápidos de ISTs, principalmente na gravidez, e o uso do preservativo como forma de prevenção. Desde 2020, temos investido em estratégias de prevenção, diagnóstico e vigilância para controle da Sífilis, com foco na eliminação da congênita", afirma o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro.
Uma das iniciativas é o Vamos Testar, Vamos Prevenir, que de forma descentralizada, ou seja, extramuros e em horários alternativos, vem facilitando este acesso à população recifense. Somente este ano, foram 47 ações, com 3.974 pessoas testadas. "Registramos uma queda de 31,1% de bebês infectados a cada 1.000 nascidos vivos, em 2021, para 24,1% em 2023. E reduzimos a proporção de casos de sífilis congênita nascidas de gestantes com sífilis de 68,2% em 2019, para 43,2% este ano", ressalta Ribeiro. No Outubro Verde, o Vamos Testar, Vamos Prevenir estará presente em mais quatro pontos do Recife, de forma volante, como igrejas, casas de apoio e polos de Academia da Cidade, onde atenderá por demanda espontânea. A programação completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/CampanhadeMultivacinacao.
PrEPara a Prevenção! - Para alcançar ainda mais pessoas, as testagens para ISTs passam a ser realizadas em sábados alternados, junto a PrEPara a Prevenção! - iniciativa voltada para quem tem indicação de profilaxia PrEP, novo método de prevenção ao HIV que consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual. Em outubro, será no dia 7, no Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, e no dia 21, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. Sempre das 8h às 15h. Além do PrEP, os usuários também têm acesso a insumos de prevenção (preservativos e gel lubrificante) e testagem rápida. Em caso de resultado positivo, serão acolhidos na própria unidade para dar segmento ao tratamento. Vale salientar que as ações continuam sendo oferecidas de segunda a sexta, em ambos os SAEs.
PÓS-EXPOSIÇÃO - A Sesau também disponibiliza a Profilaxia Pós-Exposição (PeP) HIV, que é ofertada em casos de violência sexual, relações sexuais sem camisinha ou em caso de acidente com o uso do preservativo (rompimento ou saída) durante ato sexual, casos de acidentes com materiais perfuro cortantes ou contato direto com material biológico infectado. No Recife, as Policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela, Agamenon Magalhães, em Afogados, e Arnaldo Marques, no Ibura, que funcionam 24 horas, oferecem a PeP, que deve ser iniciada preferencialmente nas primeiras duas horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas.
TESTAGEM - Além do Vamos Testar, Vamos Prevenir, a Sesau oferece prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno para ISTs de forma rotineira, de segunda a sexta, em diversas unidades de saúde, além do SAE da Policlínica Gouveia de Barros, das 8h às 16h; no SAE do Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, ambos da Policlínica Lessa de Andrade, todas as terças, das 8h às 16h, e às sextas, das 8h às 16h; das 08h às 16h na Policlínica Albert Sabin; e na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, às segundas, quartas e sextas, das 8h às 16h.