NOTÍCIAS

Cultura | 06.11.13 - 12h47

Professor da PCR terá notebook ultrafino

[caption id="attachment_40320" align="aligncenter" width="680"] Prefeito Geraldo Julio anunciou a novidade nesta quarta (6), durante a entrega de tablets na Escola Municipal Dom Bosco. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

As ações de inclusão digital promovidas pela Prefeitura do Recife serão reforçadas com a entrega de notebooks ultrafinos aos mais de 5 mil professores da rede municipal de ensino. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio na manhã desta quarta-feira (6), durante a distribuição dos Tablets PCs aos estudantes da Escola Municipal Dom Bosco, no bairro de Jardim São Paulo. Os novos computadores portáteis chegam às mãos dos docentes no início do ano letivo de 2014.

"É extremamente importante as pessoas estarem conectadas hoje, e os professores vão ter a oportunidade de trabalhar com computadores muito mais modernos, para poder usar o modem 4G que já os conecta ao mundo digital", afirmou Geraldo Julio. Os modens começaram a ser entregues aos educadores no último dia 21 de outubro. Já os notebooks ultrafinos serão adquiridos ainda em 2013 para que em fevereiro de 2014, quando começa o próximo ano letivo, os docentes possam utilizá-los em sala de aula com os estudantes, que estarão com seus tablets.

Para o prefeito, o programa de Tablets PCs, aquisição dos notebooks ultrafinos e do modem 4G representam um avanço que a educação do município não poderia mais esperar. "É o primeiro passo para uma mudança no padrão e na qualidade do aprendizado e do ensino em nossa cidade, para que essas crianças, que representam o nosso futuro, possam ter uma oportunidade melhor do que a de muita gente da nossa geração", frisou Geraldo, lembrando também dos demais investimentos na valorização do profissional de educação e na requalificação da infraestrutura das escolas.

Somente na Escola Municipal Dom Bosco, 460 estudantes do 6º ao 9º ano receberam os Tablets PCs. Até o fim de novembro, os 14 mil matriculados no ensino fundamental II da rede municipal do Recife estarão com seus equipamentos. Nesta quarta, na escola de Jardim São Paulo, os pais, mães e responsáveis compareceram para assinar o termo de cessão de uso, documento com o qual os alunos podem levar o aparelho para casa. Todos os tablets estão registrados na Secretaria de Educação e possuem sistema de travamento em caso de perda ou furto.

Thalita de Barros Jordão, 13 anos, estava entre os 22 estudantes da Escola Dom Bosco que receberam os tablets das mãos do prefeito Geraldo Julio e do secretário de Educação, Valmar Corrêa. A aluna do 8º ano já sabe que conteúdos quer aproveitar mais nas aulas com o Tablet PC. "Matemática é mais complicado de aprender, por isso vai ser bom ter jogos e videoaulas para ajudar. Também quero estudar música, porque toco violão, guitarra e baixo", revelou. A mãe, Suzana Jordão, confia no cuidado da filha com o novo equipamento pedagógico. "Tenho certeza de que ela vai usá-lo direitinho."

REQUALIFICAÇÃO - As ações de inclusão digital não se desenvolvem isoladamente na rede municipal: estão aliadas ao investimento na requalificação da infraestrutura das mais de 320 unidades do parque escolar. Por isso, o secretário Valmar Corrêa anunciou que a Escola Municipal Dom Bosco será totalmente requalificada.

"Vamos iniciar o processo de requalificação da Dom Bosco nas próximas semanas para que, no início das aulas em 2014, todos esses alunos cheguem a uma escola totalmente reformada e reorganizada", garantiu o secretário de Educação. Ao todo, 970 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental estão matriculados na unidade de ensino, que conta com 16 salas de aula, biblioteca, laboratórios de informática, multimídia e ciências, além de refeitório e quadra poliesportiva.

Em apenas dez meses de gestão, mais de 40 escolas foram reformadas e outras duas têm nova sede em construção. Além disso, dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), um no bairro do Cordeiro e outro na Madalena, foram abertos e já atendem a 260 crianças de até 5 anos. Mais três Cmeis serão inaugurados até o fim de 2013 e outros três estão em construção. O investimento em todas essas ações soma cerca de R$ 30 milhões.