NOTÍCIAS

Cultura | 06.11.14 - 15h46

PCR intensifica fiscalização do comércio informal no Marco Zero

Serão 30 fiscais encarregados de controlar a comercialização de produtos na área

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Secretaria de Turismo e Lazer, dará inicio na noite desta quinta-feira (06), ao esquema de fiscalização intensiva do comércio informal na ilha do Marco Zero. A ação será iniciada hoje e terá duração de dois meses, devido ao aumento no fluxo de visitantes e comerciantes informais na área nesse período.

A Semoc vai disponibilizar 30 fiscais para realizar rondas nas quintas, sextas, sábados e domingos, das 19h às 2h, proibindo que seja comercializado qualquer tipo de produto ou instalado qualquer equipamento no espaço do Marco Zero. “Não será permitido que ninguém comercialize no Marco Zero, pois é uma área voltada totalmente para o pedestre. Nenhum tipo de equipamento será permitido”, informa a Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

O reforço na fiscalização está inserido num grande contexto de práticas e projetos, que estão resgatando a beleza do bairro histórico e trazendo os recifenses de volta para usufruir de algumas das mais emblemáticas paisagens da cidade. Entre as principais iniciativas de requalificação do bairro estão: o projeto de sensibilização turística Olha!Recife, que oferece passeios semanais de ônibus, a pé, de bicicleta e de catamarã; o Recife Antigo de Coração, que leva esportes, brincadeiras e atrações musicais para o bairro no último domingo do mês; a recuperação das obras do Parque de Esculturas e a instalação do letreiro Recife no Marco Zero, além da Zona 30, que leva mais segurança aos pedestres, ciclistas e condutores da área.

"O Marco Zero é um dos nossos principais cartões-postais. Precisamos mantê-lo livre para que o recifense e os visitantes possam usufruir dele e dos interessantes ângulos de contemplação da cidade que oferece", ressalta o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

Para que tudo seja realizado de maneira eficaz, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) realizou, no último mês, o levantamento e cadastramento dos comerciantes que atuavam diariamente na área, totalizando 92. Eles irão receber crachás provisórios e serão autorizados a comercializar na Rua Vigário Tenório, também no Recife Antigo. A Semoc informa, ainda, que tudo será pautado e baseado no diálogo com os próprios comerciantes, que já estão cientes da ação.