NOTÍCIAS

Esportes | 06.11.15 - 17h35

Oficinas culturais estimulam idosos a fugir do sedentarismo

img_alt

Atividades aconteceram na manhã desta sexta (6), dentro da programação dos 8º Jogos da Pessoa Idosa. (Foto: Carlos Augusto/ PCR)


Dançando e tocando alfaia, "seu" Damião Severino da Fonseca era um dos mais animados participantes da oficina de percussão realizada nas quadras do Sport Club do Recife, na manhã desta sexta (6), dentro da programação dos 8º Jogos da Pessoa Idosa. Aos 76 anos, ele é um exemplo vivo de como a prática de atividades físicas e culturais é benéfica para a qualidade de vida na terceira idade. "Melhora muito. A gente se anima, esquece os problemas. Ficar em casa só piora. Minha maior alegria é sair e ver outras pessoas", declara.

Os 8º Jogos da Pessoa Idosa são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e têm o objetivo de estimular a atividade física na terceira idade, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos participantes. A manhã da sexta-feira foi dedicada às oficinas culturais, como temas como taekwondo, capoeira, dança popular, percussão, yoga, dança popular e de salão, arte e artesanato peso de porta; taekwondo; capoeira; teatro; percussão; yoga e dança de salão, com direito também a alongamento e aulão.

Para Marcel Tibúrcio, de 74 anos, os idosos geralmente são muito retraídos. "Eventos como esse criam espaços de convivência e são fundamentais para nossa qualidade de vida. Participo sempre que posso. Normalmente ficamos recolhidos, em casa, mas é importante sair", declara. A programação dos Jogos vai até o dia 12 de novembro, incluindo ainda caminhada no Bairro do Recife, jogos adaptados e baile de encerramento.

Ligada ao grupo Alegria de Viver Bem, da UR-7/Várzea, dona Josefa Maria Gonçalves procura se cuidar, fazendo academia e praticando atividades físicas. "Idoso que não sai de casa fica entrevado. Só assiste a televisão, pensa besteira e vê coisa ruim", brinca. Ela garante que vai participar da caminhada que acontecerá no próximo domingo (8), nas ruas do Bairro do Recife, a partir das 8h30. A concentração será proximidades do Marco Zero e os participantes percorrerão, ao som da frevioca, as ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e a praça do Arsenal.

Competições - As competições esportivas acontecem entre os dias 9 e 11, sempre das 7h30 às 11h30, no Sport. Na segunda-feira, haverá arremesso de pelota e arco, boliche e estafeta; na terça, é a vez de handebol, futsal, tiro ao alvo e voleibol; finalmente, na quarta, as disputas incluirão hóquei, golfe, dama, dominó e basquete. O baile de encerramento será realizado na AABB, na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda.