PCR inaugura galpão de triagem de materiais recicláveis
A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), inaugurou, nesta sexta-feira (06/11), o sexto galpão para triagem de materiais recicláveis. A parceria, dessa vez, é com a Cooperativa Resgatando Vidas, formada por 30 catadores, que se junta às cooperativas Recicla Torre; Esperança Viva; Agentes de Gestão de Resíduos Sólidos (Coopagres); Gusmão e Verde é Nossa Vida, que são apoiadas pela PCR.
O grupo, que já percorreu um longo caminho, formalizou-se este ano e participou de capacitação sobre cooperativismo, contabilidade e plano de negócios, promovida pelo CataForte, através do Movimento Nacional dos Catadores e Catadoras. Enquanto se aperfeiçoava, fazia o recolhimento dos materiais recicláveis no Bairro do Brejo do Beberibe e realizava a triagem dos resíduos em um local sem a estrutura adequada, a céu aberto e sem nenhuma proteção.
A inauguração do espaço permitirá um maior desenvolvimento do trabalho e foi bastante festejada pelos catadores. "O sentimento é de agradecimento, é uma grande vitória. Antes a gente não tinha um galpão, a gente trabalhava em um terreno. Agora vamos ter a estrutura que a gente precisa”, comemora o presidente da cooperativa, Robson Alves.
De acordo com o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa, a iniciativa é importante, porque reforça a coleta seletiva como um mecanismo de geração de renda, além da contribuição para o meio ambiente. “É muita alegria e orgulho participar da criação de mais oportunidade de trabalho e renda. Temos atuado com o foco em ampliar a destinação correta dos resíduos coletados pela limpeza urbana, fazendo chegar às cooperativas a maior quantidade de lixo reciclável possível. Em 2012, esse material correspondia a 0,53% dos resíduos passíveis de serem reciclados e, hoje, esse número chega a quase 1,5%”, destaca.
Para apoiar as cooperativas, a PCR desenvolve uma série de ações que são articuladas pela Emlurb e pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo (SDE). O órgão de manutenção e limpeza urbana realiza a doação de todo o material reciclável coletado na cidade, colabora com o desenvolvimento de projetos, convênios e contratos que beneficiem os núcleos de triagem, além de realizar campanhas educativas de coleta seletiva e buscar parcerias para doações de mais materiais.
"Essa inauguração é um compromisso que nós tínhamos e coroa o esforço e a dedicação dessa cooperativa, que é um exemplo de empreendedorismo. Estamos festejando como se fosse a abertura de uma empresa, pois esse momento representa o início de um novo ciclo econômico para esses trabalhadores. Vamos apoiar com todo o suporte e capacitação que for necessário para que eles continuem a gerar renda e sustento para suas famílias”, destaca a secretária de Desenvolvimento e Empreendedorismo.
A partir de um trabalho conjunto, a SDE tem atuado na gestão dos galpões de triagem, realizando treinamentos e capacitações e buscando a viabilização de parcerias, além da aquisição de equipamentos com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura com base na política nacional de resíduos sólidos. No último mês, a SDE transferiu os catadores das cooperativas Esperança Viva e Verde é Nossa Vida para galpão de triagem na Avenida Sul. Além disso, nesta última quinta-feira (5), foi publicado o edital de licitação para aquisição de equipamentos para a Central de Triagem de Resíduos Sólidos, localizada no Arruda.
COLETA SELETIVA - A coleta seletiva na cidade do Recife é viabilizada através de oito caminhões que fazem os circuitos a partir das 8h da manhã, uma vez por semana, de segunda a sábado, nos 53 bairros atendidos pelo serviço e onde acontece a coleta domiciliar em dias alternados. Até setembro deste ano, foram recolhidas aproximadamente 2,8 mil toneladas de material reciclável, o que representa uma média mensal de 240 toneladas.
PROJETO ECORECIFE – Lançado em 2013 pela Prefeitura do Recife, o Projeto EcoRecife surge de uma preocupação geral com o meio ambiente e as práticas sustentáveis para evitar danos à natureza e, consequentemente, à população. A ação busca redirecionar melhor o descarte do lixo, melhorando a coleta dos resíduos na cidade. O projeto contempla, além das políticas públicas, equipamentos de limpeza urbana, bem como ações de educação ambiental, com a ideia de reforçar a conscientização e aperfeiçoamento da coleta domiciliar e incentivar o descarte correto do lixo reciclado.