Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 06.11.18 - 19h49

Rec’n'Play começa nesta quarta (7) com mais de 60 atividades promovidas pela Prefeitura do Recife

img_alt

Considerado o maior festival de experiências digitais do Nordeste, o evento acontece desta quarta (7) até o sábado (10), com atividades gratuitas de economia criativa, sustentabilidade, tecnologia e shows. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Recife vai promover o Rec’n'Play, iniciativa que vai reunir no Bairro do Recife a vocação para a inovação da cidade e as tradições culturais e artísticas, com o empreendedorismo, economia criativa e entretenimento. Já a partir desta quarta-feira (7), seguindo até o sábado (10), o evento vai contar com 354 atividades, dentre elas 60 realizadas por oito secretarias municipais, realizadas em 20 diferentes pontos e articuladas por 245 convidados de renome nacional e internacional. O Festival, realizado pelo Porto Digital, é apresentado pelo Sebrae com co-realização da Ampla, e em parceria com a Prefeitura do Recife, Accenture e Smart Networks e conta com apoio da Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco – Sescoop/PE, se firmando como o maior festival de experiências digitais do Nordeste.

“Mais uma vez o Rec’n'Play é um grande sucesso, já atingimos a marca de mais de 8.600 inscrições, pessoas que vêm de 16 estados para participar desse evento de turismo tecnológico, de inovação, de economia criativa, de sustentabilidade. Um evento feito pela cidade, entidades, empresários, empreendedores, micro, pequenos e grandes e outros tantos parceiros somando esforços para realizar este que já é o maior evento de tecnologia do Nordeste brasileiro, e que vamos trabalhar para que ele seja referência no país e fora dele”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

No evento, haverá ainda uma série de oficinas, debates, workshops, exposições, cursos, desfile de moda, maratona de programação e a quarta edição do Desafio EcoRecife,com R$ 40 mil em prêmio para as equipes que desenvolverem os melhores games ambientais. Também haverá apresentação de aplicativos, Hackaton, rodas de diálogos e oficinas de arte, e ainda, como novidade deste ano, um palco da Frei Caneca FM, que foi responsável por levar a grade da emissora para o palco do evento, fazendo uma seleção plural e caprichada de artistas, que representam novas e eternas cenas da cidade, além de darem voz a diferentes gêneros, cores, estilos e discursos, assinando, pela primeira vez, a curadoria de um evento cultural. 

Nos dias 9 e 10, a Frei Caneca FM vai estar com um palco de shows na Rua do Observatório. Na programação musical apresentações como a do compositor e instrumentista Barro, com participação de Mariana Aydar, de Romero Ferro, com participação de Alice Caymmi, além do Grupo Bongar, Guma, Jornada de MCs e 100KLPrap. O palco também terá a presença do Slam das Minas, batalha de poesia organizada e protagonizada exclusivamente por mulheres, que nasceu em agosto de 2017 e já participou de festivais importantes do BrasilAlém dos shows gratuitos, a Frei Caneca também irá oferecer três oficinas e um painel no IV Seminário Fazendo Rádio - Panorama de Consumo de Rádio no Brasil, numa parceria inédita entre a rádio pública e o Rec'n Play.

“Todos os parceiros foram fundamentais para que o evento acontecesse. É fundamental a participação de todos, de todas as discussões que estão sendo feitas sobre a cidade. Estamos trazendo gente de vários lugares para discutir o futuro, economia criativa e tecnologia, que é o carro-chefe do evento. Todo grande sucesso deste evento é ele ser aberto, ser no centro da cidade e apresentar uma outra perspectiva do parque tecnológico e do patrimônio histórico, que além de um projeto de economia, também é um projeto de cidade”, afirmou o presidente executivo do Porto Digital, Pierre Lucena.

Entre os destaques das atividades promovidas pela Prefeitura do Recife,  está o Gov In Play, que, de acordo com o secretário de Desenvolvimento sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwabach, é uma oportunidade de desburocratizar acesso aos serviços públicos“Estamos chegando nesta segunda edição consolidando a ideia desse festival, onde a gente quer pensar e discutir a cidade também. Educação, entretenimento, inovação, tecnologia, e usamos a Prefeitura como um grande laboratório, onde além de participar na concepção participamos ativamente com desafios e oportunidades, para juntos criarmos soluções que sirvam para a cidade e para as pessoas”, declarou.

Em formato de palestras e mesas redondas, O Gov In Playacontece nos dias 7 e 8 de novembro será aberto para setores do governo, empresas, startups, academia, pesquisadores bem como aqueles que estão trabalhando em setores de tecnologia, procurando ativamente fornecer soluções inovadoras para serviços do setor público e para o cidadão. A iniciativa pretende discutir e entender os atuais caminhos que estão sendo traçados, os desafios e a construção de políticas de inovação na busca pela excelência na entrega de serviços digitais.  

Confira a programação completa promovida pela Prefeitura do Recife no Rec'n'Play: http://bit.ly/RecnplayPCR