Ciclo de Diálogos discute população em situação de rua do Recife
O Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), autarquia vinculada à Secretária de Assistência Social (SAS), promoveu na tarde desta quinta-feira (06) o Ciclo de Diálogos Sobre a População em Situação de Rua do Recife, no Centro de Formação Paulo Freire. Cerca de 150 profissionais do IASC e da SAS, do Consultório de Rua e do Fórum Metropolitano da Pop de Rua-PE, participaram desta ação que faz parte da formação continuada da equipe do Iasc e da Assistência Social.
No encontro, os participantes puderam assistir à palestra População de rua: um recorte histórico e possibilidades de ações, ministrada pela geógrafa e especialista em Psicanálise Winnicottiana pela Unicamp, de São Paulo, Marina Moreto. A mesa de abertura foi composta pela secretária de Assistência Social e Presidente do Iasc, Niedja Queiroz, pelo diretor de Atenção à Saúde de Recife, Rodrigo Cariri, o coordenador da Pastoral do povo e da Arquidiocese de Olinda e Recife, Padre Luiz Vieira, e do delegado do Orçamento Participativo da população de Rua, Anderson Oliveira.
“O objetivo é fortalecer os trabalhos voltados para as pessoas em situação de rua. É importante lembrar que eles não são moradores, e que eles estão nesta situação de rua. Essa condição merece a atenção na segurança pública, dos Direitos Humanos e assistência a saúde”, ressaltou, durante a conversa, Niedja Queiroz
Alexsandra Sousa, técnica em Enfermagem do Consultório de Rua, ressaltou a importância do Ciclo de Diálogos para a capacitação dos profissionais que atendem a esse público. “Para mim este ciclo de palestras é para me qualificar e conhecer melhor os âmbitos do pessoal em situação de rua, aprender a ter comprometimento com eles, levando uma melhor qualidade ao cuidado e ao atendimento”, apontou a técnica.