NOTÍCIAS

| 06.12.12 - 17h49

Fundação de Cultura lança Portal Artes Visuais com acervo de ações artísticas

Diversas atividades marcam o lançamento do site a partir deste sábado (08)

[caption id="attachment_29241" align="alignleft" width="334"] Diversas atividades marcam o lançamento do site a partir deste sábado (08). Foto: Divulgação[/caption]

Uma série de ações artísticas vai marcar o lançamento do Portal Artes Visuais Recife (recifeartesvisuais.org), a partir deste sábado (08) até o dia 15 de dezembro, no Recife. O site criado pela Gerência de Artes Visuais da Fundação de Cultura Cidade do Recife disponibiliza um banco de dados com um rico acervo. São fotos, vídeos, materiais gráficos, matérias jornalísticas e textos produzidos ao longo dos últimos 10 anos em eventos desenvolvidos pela Prefeitura do Recife. As atividades acontecem no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), Museu Murillo La Greca, Centro de Formação de Artes Visuais do Recife (CFAV), Mamam do Pátio, ateliê-residência de Christina Machado no Hospital Ulysses Pernambucano e Espaço Iraq.

O site traz conteúdo referente a atividades realizadas no SPA das Artes, Semana de Fotografia, Revela Design e Diálogos entre Arte e Público ao longo da última década. Em diversas edições desses eventos, aproximadamente 400 profissionais ligados a essas linguagens participaram de atividades de formação, produção e difusão como convidados ou em apresentações espontâneas. “A gente tem uma produção, um acervo de arte contemporânea, de arte urbana e de novos artistas que é difícil de encontrar. O site surge para compilar e tornar acessível esse acervo”, justifica Barbara Collier, gerente operacional de Artes Visuais do Recife.

O artista plástico e coordenador do SPA das Artes no período de 2007 a 2010, Márcio Almeida, foi convidado pela Gerência para selecionar artistas que tiveram participação importante na história do evento para uma tarde de performances no encerramento da semana de lançamento do site. O evento acontece no dia 15 de dezembro, no Museu Murillo La Greca. “Partimos de nomes que são referências dentro do SPA. Queremos mostrar um pouco dessa congregação que existe entre os artistas, uma base importante para a qualidade do evento. Além de serem importantes como artistas, eles são importantes para a difusão do SPA nacionalmente”, explica Márcio.

Entre os selecionados, os performers Micheline Torres (RJ), Moa Lago (PE) e Shima (MG), que contam com várias participações no SPA, e Daniel Santiago (PE), expoente da performance coletiva em Pernambuco. Outra convidada, Christina Machado (PE), além de ter participação efetiva no evento, reforça a importância da parceria do SPA com o Hospital Ulisses Pernambucano com a performance e o lançamento do catálogo Artérias na mesma semana. Como atividade de formação, o Grupo Acidum (CE) traz a proposta agregadora de um laboratório para a troca de ideias, experiências e técnicas em arte urbana.

Programação - As atividades começam neste sábado (08), a partir das 16h, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) com a segunda edição do evento Antena Paraurora, promovido pelo educativo da instituição. No Antena Paraurora serão lançados o livro Ciclos Alterados, de Rodrigo Braga, o catálogo Dez dedos, de Juliana Notari, e ainda haverá discotecagem com vinil do DJ Xandonauta, brechó de roupas Et Cetera, venda de livros pelo Livreiro 305, bar e cardápio de comidinhas.

No domingo (09), acontece a abertura da exposição Gil Vicente: estudos e rabiscos e show da Bandavoou, no Museu Murillo La Greca. Durante toda a semana, o Laboratório Acidum ocupa o Centro de Formação em Artes Visuais – CFAV e MAMAM do Pátio, onde acontece a exposição, no dia 14.

Na manhã desta quarta-feira(12) , tem performance e lançamento do catálogo Artérias, de Christina Machado, no Hospital Ulysses Pernambucano, que registra o processo de trabalho que passou pelo SPA nas edições 2007 e 2010. À noite, a programação continua com Diálogo entre arte contemporânea & gastronomia com os artistas Shima e Beth da Matta (diretora do MAMAM), no Espaço Iraq.

No sábado (15), uma tarde performática no Museu Murillo La Greca encerra a programação do lançamento do Portal Artes Visuais Recife, com as participações de Christina Machado, que irá contar com a ajuda de tatuadores para imprimir seus corações nas peles de quem quiser perpetuar a sua obra. Participam também Moa Lago, Micheline Torres, Shima e Daniel Santiago. O Espaço Iraq estará presente com as bebidas e a música do DJ Evandro Q?

Serviço:
Semana de Lançamento do Portal Artes Visuais Recife:recifeartesvisuais.org
08/12 - 16h - Antena Paraurora - MAMAM

09/12 - 17h - Abertura da exposição Gil Vicente: estudos e rabiscos e show da Bandavoou - Museu Murillo La Greca

10 a 14/12 - das 13h às 17h – Oficina Laboratório Acidum - Centro de Formação em Artes Visuais - CFAV e MAMAM do Pátio. As inscrições estão abertas até sexta-feira (07) através do envio de currículo resumido para o cfav.recife@gmail.com.

12/12 - 9h30 - Performance e lançamento do catálogo Artérias, de Christina Machado - Hospital Ulysses Pernambucano

13/12 - 20h - Diálogo entre arte contemporânea & gastronomia com Shima e Beth da Matta - Espaço Iraq (Rua do Sossego, 170, Boa Vista)

15/12 - Lançamento do Portal Artes Visuais Recife, com tarde performática no Museu Murillo La Greca.