NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.12 - 08h54

João da Costa entrega à comunidade da Ilha do Leite mais uma quadra poliesportiva

[caption id="attachment_29188" align="alignleft" width="334"] João da costa disse que a inauguração da quadra reforça uma das principais marcas da Administração. Foto: Fernando Silva[/caption]

Equipamento faz parte das ações do Plano de Requalificação do Parque Escolar II
 
Por Marcos da Silva
 
O prefeito do Recife, João da Costa, entregou na noite desta terça-feira (06), na comunidade da Ilha do Leite, a quadra poliesportiva Professor George José Vasconcelos da Costa, localizada dentro da Escola Municipal Reitor João Alfredo. Orçado em R$645.678,21 e medindo 1.100m², o equipamento possui piso; coberta; arquibancada; palco; vestuários e banheiros masculino e feminino; iluminação e servirá para a prática de atividades esportivas e culturais no estabelecimento.
 
De acordo com o prefeito, a inauguração da quadra poliesportiva reforça uma das principais marcas da Administração Municipal, que tem se notabilizado pelo investimento em equipamentos de lazer como uma forma de promover saúde e bem estar social. "Quem estudou aqui e teve que correr atrás de uma bola debaixo de um sol causticante, sabe a importância de um equipamento como este. Um espaço importante não apenas porque propicia a prática esportiva, mas que integra as pessoas. Avançamos bastante no fomento do esporte e da educação, o investimento na qualificação dos professores, mais de R$50 milhões na requalificação dos espaços escolares, o pagamento acima do piso nacional da categoria e a inauguração do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire são provas do benefício que essa política vem trazendo para a população do Recife”, destacou João da Costa.
 
Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, a entrega de mais uma obra do Plano de Requalificação do Parque Escolar II, lançado pelo prefeito João da Costa, em fevereiro deste ano, tem um grande significado. “Isto aqui é um sonho de muita gente. Precisou de uma gestão que pensou na Educação como um todo para se tornar realidade. Além das atividades esportivas, os alunos vão utilizar o espaço nas oficinas de dança e capoeira do projeto Escola Aberta”. O gestor da unidade, Fernando Figueiroa, que também estudou na instituição, considera que a construção da quadra é a realização de um desejo de 30 anos da comunidade escolar: “Materialmente é mais um espaço pedagógico. Afetivamente é um sonho de toda uma coletividade”.
 
O estudante do 6º ano, Raldney Oliveira, de 13 anos, acrescenta: “Pretendo jogar bola e brincar com meus colegas aqui. Antes não tínhamos este espaço, agora será melhor”.
 
Homenagem – O ex-professor de Educação Física da Escola Reitor João Alfredo, George José Vasconcelos da Costa, falecido em 2006, lecionou na instituição por mais de 20 anos. Em sua memória, a quadra poliesportiva da unidade recebeu o seu nome. Dois de seus filhos estiveram presentes à inauguração do espaço: Rodrigo e George Júnior. “É um privilégio. Meu pai foi um dos fundadores desta escola. É uma homenagem justa e merecida”, disse o empresário de logística e construção civil, Rodrigo Martins da Costa, de 32 anos, filho do homenageado. A Escola Municipal Reitor João Alfredo atende crianças e adolescentes do 4º ao 9ºanos e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, cerca de 800 estudantes estão matriculados na unidade, que conta com 120 profissionais, entre eles 45 professores.