NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.12 - 15h18

Moradores de ZEIS no Recife recebem títulos de posse de terreno do prefeito João da Costa

Por Leonardo Vila Nova

Com a escritura de suas casas em mãos, moradores ganham legalmente, o direito à propriedade dos imóveis em que residem há décadas

[caption id="attachment_29224" align="alignleft" width="334"] Prefeito João da Costa entrega escritura de casa a agora proprietária de imóvel. Foto: Fernando Silva[/caption]

Um sentimento especial de conquista tomou conta de 316 famílias, nesta quinta-feira (06). Moradores das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) Brasília Teimosa, Vila São Miguel (Afogados), Vila Felicidade (Caxangá) e Torrões lotaram o Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede da PCR (Bairro do Recife), durante esta manhã, para receber, das mãos do prefeito João da Costa, o título de posse de seus imóveis, o que assegura a propriedade definitiva e legal das casas em que residem. Um momento especial marcado pela presença da população, secretários municipais, líderes comunitários, assim como da representante do Patrimônio da União, Kátia Simões, e do representante do Prezeis, Bismarck Saraiva.

A regularização fundiária dessas áreas representa a coroação de uma luta e do engajamento dessas comunidades, que viviam há décadas sem ter suas casas legalizadas. E essa causa foi abraçada pelo prefeito João da Costa, que se disse feliz por estar participando desse momento tão especial. “Com esse título que estamos concedendo hoje, vocês saem daqui com a garantia legal de qualquer proprietário de um imóvel. Foi esse compromisso que nós procuramos ter com todos vocês, que nos mostraram o que é a luta do povo do Recife. Por isso, estou com minha consciência tranqüila com nosso trabalho, que, entre tantas ações realizadas, priorizou a legalização da situação dessas comunidades, pra que vocês possam chegar nesse novo ano com segurança e tranquilidade. Obrigado a vocês que me ensinaram a governar o Recife”, declarou o prefeito João da Costa.

Durante o processo de regularização fundiária, foi realizado um levantamento topográfico das áreas, além de um cadastro sócio-econômico junto aos moradores das ZEIS, para identificar todas as famílias com direito a receber os títulos de posse. A dedicação da equipe que trabalhou com afinco em todas essas etapas foi ressaltada pela secretária de Controle e Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria De Biase. “À primeira vista, a entrega de 316 títulos pode parecer um número pequeno. Mas esse número não expressa a intensidade do trabalho, a dedicação, a luta que a comunidade travou e o esforço que a nossa equipe fez, compreendendo essa luta e respondendo-a a contento. Isso significa dias de reuniões idas ao cartório, para viabilizar essa conquista. Por isso, tenho muito orgulho de ter participado dessa gestão, que incentivou e respeitou os movimentos populares e sociais, ousando fazer diferente. E o que estamos vendo aqui é um exemplo disso”, destacou De Biase.

Ao longo da gestão do prefeito João da Costa, foram entregues 374 títulos de posse de imóveis. Para a regularização da situação dessas famílias, a gestão investiu cerca de R$ 93.500, com despesas com registro no cartório de imóveis e o levantamento topográfico. Além desses, estão em andamento o processo de regularização de mais 804 títulos. Outros 612 já foram emitidos, aguardando apenas o registro no cartório. Isso reafirma o compromisso da gestão em garantir a cidadania à população de baixa renda, que viu a realização de um sonho.

Representando as comunidades, receberam as escrituras das mãos do prefeito, Benta Vieira da Silva (Brasília Teimosa), Paulo Francisco (Torrões), Rosa Barreto (Vila da Felicidade) e Cícera Maria (Vila São Miguel). “Estou muito feliz de ter a minha, agora, de verdade. Por isso, eu gostaria de agradecer ao prefeito João da Costa e a todos os líderes comunitários que abraçaram essa nossa causa”, declarou dona Cícera.