NOTÍCIAS

Cultura | 06.12.12 - 16h25

Prefeitura do Recife e CDL distribuem cartilha de orientação financeira para consumidores

A vontade de usar novas roupas e nas festas do final do ano e de presentear quem mais se ama pode resultar em um desequilíbrio orçamentário que pode prejudicar os planos para 2013. Para ajudar os recifenses a cuidar melhor da saúde financeira e evitar problemas financeiros, a Prefeitura do Recife e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) desenvolveram uma cartilha com várias dicas para o consumo consciente - o Guia da Saúde Financeira. A cartilha foi lançada nesta quarta (05) e será distribuída nos principais pontos de comércio do Recife.

Inicialmente foram produzidas 20 mil unidades do material educativo. Nas cartilhas constam ainda dicas para regularização de títulos, contatos de órgão orientadores e de defesa do consumidor, além de uma tabela para planejamento e controle da renda.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, dá uma fórmula para o consumo consciente que consiste no uso somente dos recursos necessários para o dia-a-dia, não se endividar e, principalmente, guardar recursos para investimentos futuros.
“É importante orientar a população nesse bom ambiente econômico que vive a cidade, com baixas taxas de desemprego, para que as pessoas possam, de maneira organizada, utilizar bem os recursos auferidos com o seu salário”, resume Bertotti.

Só em novembro foi registrado um aumento de 11,8% na inadimplência no Recife, em comparação ao mesmo período de 2011, e no acumulado deste ano o crescimento apresentado já está em 2,27%, segundo dados do SPC Brasil. “A inadimplência é prejudicial não apenas para as empresas, mas também para os cidadãos e principalmente para a economia. Por isso desenvolvemos essa cartilha, que irá instruir o consumidor sobre como fazer um orçamento doméstico, facilitando desta forma que tenham estabilidade e saúde financeira”, destaca o pres