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Cultura | 06.12.12 - 19h22

Professores da Educação Infantil concluem última Formação Continuada do ano

Durante a semana vários palestrantes discutiram com os educadores temas variados

Por Marcos da Silva

[caption id="attachment_29270" align="alignleft" width="334"] Durante a semana vários palestrantes discutiram com os educadores temas variados. Foto: Antônio Tenório[/caption]

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), por meio da Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente, encerrou no final da tarde desta quinta-feira (6), no miniauditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a última Formação Continuada de Professores de escolas, creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de 2012.

Durante quase toda a semana – começou na segunda-feira (3) – palestrantes se revezaram para socializar com os professores temas diversos. Nesta quinta, as temáticas: Uma pedagogia ambiental para a primeira infância com os educadores Álfio Mascaro, Gerrana Cantarelli e Kate Limeira; Música na Educação Infantil com Ernandes Candeia; A diversidade da escola democrática: educação inclusiva e orientação sexual para a primeira infância com a mediação da equipe da Gerência de Educação Especial (GEE) e do Grupo de Trabalho em Orientação Sexual (GTOS); Eu e o mundo na Brincadeira: A visão do mundo na Educação Infantil com Melina Carvalho; A criança e o conhecimento lógico-matemático com a pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Juceli Bengert.

“Foi excelente. Este ano, retomamos os encontros mensais com temáticas variadas e contamos com o apoio das escolas. Os professores aqui presentes foram substituídos por estagiários, agentes de desenvolvimento infantil (ADIs), dirigentes e vice-dirigentes, um trabalho contínuo para garantir o direito do aluno de ter seus dias letivos respeitados e do professor de ter a sua Formação garantida”, avaliou a gerente da Educação Infantil, Isleide Rocha.

Enquanto a Formação dos educadores acontecia no miniauditório, estavam expostos nos corredores do Centro Paulo Freire, os trabalhos realizados pelos educadores junto aos educandos em sala de aula. Quem passou por lá pode ver as interpretações variadas que os professores deram à Monalisa, de Leonardo da Vinci: Blacklisa, Lisanet, entre outras e os jogos matemáticos produzidos pelas crianças.

Para a professora da Creche Zacarias, do Alto Santa Terezinha, Adriana Barros, de 30 anos, seis deles dedicados ao ensino infantil: “Estes encontros trazem mais aprimoramento para colocarmos em prática em sala de aula”. Margarida Melo, educadora da Escola Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo, de 48 anos, 24 deles na Rede Municipal de Ensino do Recife, acrescentou: “É um espaço para atualização, troca de experiências, de repensar o que estamos fazendo, de recarga e estímulo”.

Álfio Mascaro, que ministrou a palestra: Uma pedagogia ambiental para a primeira infância destacou em sua conversa com os educadores as questões legais da política ambiental, os movimentos ambientalistas e a transformação dos profissionais de educação. “Temos que pensar na possibilidade de mudanças nos hábitos alimentares, os cuidados com o Planeta e o meio ambiente. É necessário conhecer o ecossistema para que possamos protegê-lo”.