Instalação dos Fóruns Microrregionais reúnem mais de 14 mil pessoas
A Microrregião 6.3 (Ibura de Cima/Cohab), mais precisamente a localidade de Lagoa Encantada, recebe nesta sexta-feira (06) a última plenária de instalação dos Fóruns Microrregionais do Recife Participa. Desde o dia 11 de novembro, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Governo e Participação Social, vem realizando estes eventos em cada uma das 18 microrregiões da cidade. A última plenária deve ser uma das maiores. Com isso, no final desta rodada de reuniões, mais de 14 mil pessoas deverão ter participado das plenárias.
Nestas primeiras plenárias, em cada microrregião, foram eleitos cinco coordenadores de Fóruns e sete conselheiros para os Conselhos Regionais (seis ao todo, um em cada Região Político Administrativa-RPA), que serão instalados em 2014. Os coordenadores dos Fóruns Microrregionais terão que instalar em cada bairro, num prazo de 90 dias, um comitê onde serão discutidas as necessidades locais. Os coordenadores eleitos terão que convocar ordinariamente o Fórum a cada dois meses, ou extraordinariamente a qualquer momento.
O Recife Participa, novo modelo de participação social da cidade, pretende atrair o maior número de pessoas para o processo participativo, além de garantir a efetividade das manifestações e demandas apresentadas pela sociedade e manter o diálogo permanente com todas as forças vivas do município. Para Sileno Guedes, a grande presença da sociedade nas plenárias dos Fóruns Microrregionais é uma prova de que o recifense já compreendeu que a atual gestão deu mais um passo no sentido de aumentar a participação social.
“Estas Plenárias iniciais são o último momento da Prefeitura do Recife falar. A partir de agora vamos ouvir o que as pessoas têm a dizer. Quanto mais uma gestão escuta o povo, menos são as chances de cometer erros. Terminamos este ano com todos os Fóruns instalados, além de já termos feito os Seminários do Recife Participa, reuniões com delegados do OP e diversas outras ações. Estamos ampliando os mecanismos de participação social. Todos que quiserem participar terão como fazer isso”, explicou Sileno Guedes.
Os Fóruns terão autonomia para discutir os problemas locais diretamente com os secretários municipais. Os coordenadores recolhem as demandas nos comitês de bairros e convocam as reuniões. Posteriormente, as questões levantadas serão discutidas diretamente com o Prefeito nos Conselhos Regionais.