“Sorteio da Copa do Mundo foi excelente para o Recife” avalia secretário
“O resultado foi excelente para o Recife. Teremos duas seleções campeãs mundiais, que juntas conquistaram sete títulos, e o México, equipe que tradicionalmente leva o maior número de torcedores para as copas”. Esta é a avaliação do secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga, sobre o Sorteio Final, realizado na tarde desta sexta (6), que definiu Itália, Alemanha, México, Croácia, Japão, Estados Unidos, Costa Rica e Costa do Marfim como as equipes que jogarão na Arena Pernambuco na Copa do Mundo da FifaTM.
O sorteio aconteceu na Costa do Sauípe, na Bahia, e foi transmitido para cerca de 180 países. A presidenta do Brasil, Dilma Roussef, e, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, prestigiaram a cerimônia, enquanto que o Recife e Pernambuco foram representados pelo vice-governador João Lyra e pelos secretários municipal e estadual da Copa, George Braga e Ricardo Leitão. “Agora, vamos trabalhar o Destino Recife para fazer com que os fãs de futebol desses países queiram vir à cidade para a competição”, afirma Braga.
Pela Segunda Fase, a Arena Pernambuco presenciará o confronto entre o vencedor do grupo D, que terá Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália, e o segundo colocado do grupo C, formado por Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão. Para o secretário estadual Ricardo Leitão, times como Alemanha, México e Estados Unidos têm potencial para atrair grande número de torcedores para o Recife. ”Provavelmente, o quinto jogo no Recife, pela Segunda Fase, atrairá mais um campeão mundial. Estamos preparados para garantir segurança, mobilidade e saúde e com certeza faremos uma Copa do Mundo melhor do que a Copa das Confederações, que foi um evento teste”, destaca.
Evento - Além dos técnicos e representantes das 32 seleções que disputarão o torneio, uma verdadeira constelação de craques do futebol mundial participou do evento, formada pelo pentacampeão Cafu; Zinedine Zidane, que marcou dois gols na vitória da França sobre o Brasil em 1998; o uruguaio Alcides Ghiggia, nosso carrasco em 1950; Geoff Hurst, vencedor com a Inglaterra em 1966; Mario Kempes, artilheiro e campeão com a Argentina em 1978; Lothar Matthaus, que conduziu a Alemanha à vitória em 1990; Fabio Cannavaro, tetracampeão com a Itália em 2006; e o espanhol Fernando Hierro, presente em quatro edições do evento. O Rei do Futebol, Pelé, também esteve presente.
“A Copa do Mundo no Brasil tem um significado especial, porque o futebol está em casa, está no coração de todos os brasileiros. Esta será a Copa das Copas, pela primeira vez reunindo todas as campeãs, para ninguém esquecer. O Brasil está muito feliz por receber todos os participantes. Somos um povo alegre e acolhedor, visitantes terão oportunidade de conhecer um país multicultural e empreendedor, terra de oportunidades, que honra sua cultura e tradições”, afirmou a presidenta Dilma Rousseff.
Nas palavras do presidente da Fifa, Joseph Blatter, será a maior Copa da história. “Já era hora de a Copa voltar para o Brasil, após seis décadas. Convido os torcedores do mundo inteiro a se juntarem a nós nessa grande festa”, discursou.
JOGOS NA ARENA PERNAMBUCO:
FASE DE GRUPOS:
COSTA DO MARFIM x JAPÃO – Sábado, 14/06
ITÁLIA x COSTA RICA - Sexta, 20/06
CROÁCIA X MÉXICO - Segunda, 23/06
ESTADOS UNIDOS x ALEMANHA - Quinta, 26/06 – 13h -
SEGUNDA FASE:
1º. do grupo D x 2º. do grupo C - Domingo, 29/06 – 17h