NOTÍCIAS

| 06.12.14 - 14h29

M​ais de 300 alunos da rede municipal ​participaram de feira do ​Programa Saúde na Escola

Feira levou estudantes ao Parque Dona Lindu para exposição do que aprenderam. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

O Programa Saúde na Escola (PSE), parceria das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, levou mais de 300 alunos de Escolas Municipais do Recife para o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, nesta manhã de sexta-feira (05). Fora das salas de aula, eles apresentaram o que aprenderam durante o ano com o PSE.

Os alunos fizeram demonstração na teoria e na prática sobre diversos assuntos selecionados nas Feiras de Conhecimentos e que foram desenvolvidos durante o ano letivo, com os professores e equipes de saúde. Com o titulo Conhecimento em Saúde, a Escola Engenheiro Henoch Coutinho de Melo, em Brasília Teimosa, dividiu as apresentações em três estandes, com os seguintes temas: Prevenção na Saúde Bucal, Verminoses e Mente Sã e Corpo São. 

No tema voltado para a saúde bucal, os alunos, ao mesmo tempo em que orientavam os visitantes, também se divertiam diante do aprendizado, com as áreas de escovação e alimentação saudável, por exemplo. Amanda Barbosa de Lima, 7 anos, do 2º ano, disse que entendeu mais sobre a higiene da boca com os vídeos educativos e que antes não escovava tantas vezes os dentes, mas agora já sabe da importância de escovar após as refeições. “Se você não escovar depois das refeições o bichinho do dente vai estragar o nosso sorriso”, falou Amanda. Quanto aos doces, ela informou que só pode come-los uma vez ao dia e mostrou cartazes explicando como acontecem as placas e bactérias na boca. “A gente precisa deixar o hálito bom e os dentes fortes”, concluiu. 

Já na apresentação sobre Verminoses, Yanco Vinicius Gomes Silva, 11 anos, afirmou que o assunto chamou a atenção quando a orientadora e a professora mostrou pesquisas e vídeos nas salas de aula sobre a necessidade de se ter o hábito desinfetar as frutas e verduras. “Foi muito importante conhecer como os vermes afetam as pessoas e também os cuidados que devemos ter com os animais”, disse o garoto. 

Mente Sã e Corpo São foi o tema desenvolvido com crianças especiais - portadoras de deficiências motoras, síndrome de down, paralisia cerebral, surdez e autismo. Elas mostraram suas pinturas em telas e as tarefas feitas com mosaicos e argila. Para as coordenadoras, Gerluce Dias e Gisele Oliveira, o orgulho em ver o resultado de um aprendizado que é individualizado, vale todo o tempo e atenção dispensada com as crianças. “Aos poucos, elas foram se familiarizando com os objetos e cada dia queriam fazer mais”, comemorou Gerluce Dias. “Estimular a criatividade e a higienização da mente com afazeres que exigem paciência e concentração é muito gratificante”, completou Gisele Oliveira.

Outros temas em destaque foram expostos, e trataram sobre tecnologia e meio ambiente, ervas medicinais, cultivo de hortas e ainda, sobre drogas e adolescência, com maquetes, teatrinhos e dança das 25 escolas da rede municipal de ensino. “Saúde e educação devem estar permanentemente juntos, integrados na formação das crianças”, assegurou a Secretaria Executiva de Atenção à Saúde, Claudia Miranda. “É importante nessa fase que as crianças entendam como o mundo funciona para que a vida aconteça com mais cidadania, autonomia e qualidade de vida”, ratificou Claudia.

A Gestora da Unidade de Apoio Social da Secretaria Municipal de Educação, Paula Machado, enfatizou e agradeceu a dedicação dos professores, das equipes de saúde e da pró-atividade das crianças nesse trabalho. "Alimentação saudável, higiene bucal e orientações tão valiosas como essas, ofertadas hoje, devem ser levadas para o dia a dia", pontuou Paula.