Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 06.12.21 - 17h39

Jornada Municipal de Direitos Humanos promove lançamento do livro “Heroínas desta história” no Recife

No encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife, o lançamento contará com a presença de uma das organizadoras da obra “Heroínas desta história”, a jornalista Tatiana Merlino. O livro traz a história de 15 mulheres que resistiram ao regime da ditadura militar.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, encerra, nesta sexta-feira (10), a 8ª Jornada Municipal de Direitos Humanos. Uma das atividades deste dia acontece a partir das 16h, no Monumento Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, onde acontecerá o lançamento, no Recife, do livro “Heroínas desta história - Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura”. O evento contará com a presença de uma das organizadoras da publicação, a jornalista Tatiana Merlino, além de Silvia Bessa e Fabiana Moraes, jornalistas pernambucanas que são co-autoras da obra. O livro estará disponível para venda pelo valor promocional de R$ 55. 

A obra “Mulheres desta história”,  do Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Autêntica Editora, traz histórias e perfis de 15 mulheres que estiveram na linha de frente da resistência ao regime e da luta pela democracia durante a ditadura militar no Brasil. São as mães, esposas, filhas, irmãs e amigas de pessoas mortas por agentes da repressão. A história de cada uma delas é narrada por uma mulher diferente. Dentre as personagens, estão duas pernambucanas: Elzita Santa Cruz e Maria José de Araújo, mães de desaparecidos políticos - dona Elzita, de Fernando Santa Cruz, desaparecido no Rio de Janeiro em 1974; e dona Maria José, de Luís Almeida de Araújo, desaparecido em 1971, em São Paulo. Tais histórias são narradas por duas jornalistas pernambucanas: Silvia Bessa e Fabiana Moraes.

De acordo com Marcelo Santa Cruz, gerente de Articulação em Direitos Humanos, Memória e Verdade da Secretaria de Direitos Humanos do Recife, o livro traz revelações documentais. “O livro resgata memórias macabras da ditadura, mas muito importantes, porque dá visibilidade às histórias das mulheres que lutaram e lutam por justiça”, afirma. 

O encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife contará com diversas outras atividades. Também na sexta-feira (10), haverá o lançamento de uma exposição permanente no Parque 13 de Maio. Com o tema “Do Direito a Ter Direitos”, a exposição traz 30 painéis espalhados pelo parque, apresentando os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos que expõem o ideal de sociedade e afirmam que os direitos humanos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição. 

JORNADA - A 8ª edição da Jornada de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife teve início no dia 20 de novembro e segue com atividades até o dia 10 de dezembro, dia do aniversário de  73 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.O principal objetivo da iniciativa é reunir e levar para todos os pontos da cidade diversos tipos de ações com temáticas relacionadas à igualdade racial, aos direitos da  criança e do adolescente, das pessoas idosas, das mulheres, das pessoas com deficiência, da população LGBTI+, entre outros segmentos da sociedade. Realizada desde 2013, com exceção do ano de 2020 devido à pandemia, a Jornada de Direitos Humanos visa promover uma consciência cidadã, o respeito e o compromisso com a efetivação dos direitos humanos. 

 

SERVIÇO:

O que: Lançamento de “Heroínas desta História” (Instituto Vladimir Herzog e Autêntica Editora) marca encerramento da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife

Quando: Sexta, dia 10/12/21, às 16h 

Onde: Monumento Tortura Nunca Mais, Praça Padre Henrique, Rua da Aurora 

Valor promocional do livro: R$ 55

 

Confira a programação dos últimos dias da 8ª Jornada de Direitos Humanos do Recife:

 

Data

Horário

Ação

Local

07/12

(terça-feira)

9h

Balcão de Serviços para Pessoas com Deficiência

(RG, Livre Acesso, PEConduz,

Empregabilidade e Cartão de Gratuidade Intermunicipal)

Primeira Igreja Batista do Recife, Avenida Conde da Boa Vista, 163, Boa Vista

07/12

(terça-feira)

9h

Oficina

Direitos da Pessoa Idosa

Compaz Escritor Ariano Suassuna, Cordeiro

07/12

(terça-feira)

9h

1° Encontro para Agentes de Mediação Comunitária de Conflitos: A pandemia e o espaço de cuidado e autocuidado comunitário

Museu do Forte do Brum, Bairro do Recife

07/12

(terça-feira)

9h

Palestra

Criança e Adolescente o Direito de Brincar: Não ao Trabalho Infantil

Centro da Juventude de Santo Amaro, Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, 869, Santo Amaro

09/12

(quinta-feira)

9h 

Roda de diálogo e

Cine Debate

Juventude com Direitos

Compaz Escritor Ariano Suassuna, Cordeiro

10/12

(sexta-feira)

10h

Lançamento da exposição Circuito Do Direito a Ter Direito

Parque 13 de Maio, Santo Amaro

10/12

(sexta-feira)

15h

Premiação do Concurso

Crônicas: Velhice Não é Doença

Auditório Capiba, edifício-sede da Prefeitura do Recife

10/12

(sexta-feira)

16h

Lançamento do livro 

Heroína desta história: Mulheres em busca de justiça por familiares mortos pela ditadura

Monumento Tortura Nunca Mais, Rua da Aurora