Prefeitura do Recife premia inovação e lança plataforma Coreto
Na noite desta sexta-feira (06), o Recife celebrou a 1ª Edição do Prêmio Recife de Inovação, reconhecendo os principais nomes que se destacaram na promoção do conhecimento e na criação de processos, bens e serviços inovadores para a cidade. A cerimônia, realizada na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, contou com a presença do prefeito João Campos. Os vencedores foram: Plataforma Recicle, na categoria Inovação Empresarial; Comunidade Manguezal, como Startups Inovadoras, Rec'n'Play, em Inovação Acadêmica e, por fim, o Embarque Digital, na categoria Inovação Social. O prefeito do Recife, João Campos, marcou presença na premiação.
"Não adianta apenas o privado fazer a sua parte, ou apenas o público. Então, aqui a gente vai poder reconhecer instituições diversas, que a gente consolida de forma institucional", afirmou.
A iniciativa, instituída pela Lei Municipal 18.974/2022, visa reconhecer e premiar as melhores práticas em ciência, tecnologia e inovação e que tem o propósito de estimular a criatividade e a excelência em diversas áreas da sociedade recifense. Os indicados foram selecionados pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), também instituído pela Lei Municipal nº 18.974/2022. Por sua vez, a Prefeitura do Recife fez uso da tecnologia para democratizar e permitir que a população recifense escolhesse os vencedores, por meio de votação popular pelo Conecta Recife.
Plataforma Coreto (https://coreto.recife.pe.gov.br/) - O evento também marcou a chegada para o ecossistema de inovação recifense da nova iniciativa da Prefeitura do Recife: a plataforma Coreto (Conexões para Revolução Empreendedora e Tecnológica Online). O projeto, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), surge para transformar a maneira como a inovação e o desenvolvimento econômico são promovidos no Brasil.
Desta forma, a Coreto é um ambiente digital onde o setor produtivo, governo, academia e sociedade colaboram de maneira eficaz para identificar, fomentar e implementar soluções inovadoras, permitindo o acesso a oportunidades públicas e privadas na busca por soluções criativas, inovadoras e tecnológicas. O projeto começa em Recife, como um laboratório para teste da plataforma até que ela seja nacionalmente lançada e, então, replicada para todo o país pela ABDI. "A gente fez dez anos em um. A velocidade do trabalho tem sido absolutamente intensa", explicou Rafael Figueiredo, secretário de Ciência e Tecnologia do Recife.
Neste sentido, a plataforma Coreto já chega com um desafio para aquecer o ambiente de inovação. Está disponível na plataforma o desafio Melhorias na Linha de Montagem lançado pela Shineray que está em busca de ideias inovadoras e revolucionárias com o objetivo de melhorar a performance de sua linha de montagem.