NOTÍCIAS

Cultura | 07.02.13 - 19h55

Bloco “Nem com uma flor” ganha as ruas de Recife Antigo

Geraldo Julio e foliãos do bloco (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio e foliãs do bloco (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

A Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, ficou pequena hoje (7) para a animação das cerca de mil mulheres que participaram da 12ª edição do bloco “Nem com uma flor”, organizado pela Secretaria da Mulher do Recife. O prefeito Geraldo Julio prestigiou a concentração e a saída do bloco pela Rua do Bom Jesus. Bastante festejado pelas participantes, que faziam fila para tirar fotos e abraçá-lo, Geraldo deixou uma mensagem de apoio à causa. “Não esqueçam que vocês não contam apenas com a Secretaria da Mulher, mas com o governo em peso, que vai cuidar de vocês. Bom Carnaval”, garantiu.

A animação da festa ficou por conta das Orquestras de Frevo 100% Mulher, Só Mulher e Lourdinha Nóbrega; além do Maracatu Baque Mulher e da boneca gigante “A Bela da Tarde". O bloco seguiu até a o Marco Zero. “Aqui nós comemoramos o Carnaval com alegria, mas também aproveitamos a oportunidades para preservar e garantir o direito das mulheres. A Campanha ‘Nem com uma flor’ não vai ficar só aqui no Carnaval, mas seguirá por toda a gestão”, destacou a secretária da Mulher do Recife, Silvia Cordeiro.

Geraldo Julio brinca no Bloco "Nem com uma flor" (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio brinca no Bloco "Nem com uma flor" (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

O título do bloco é inspirado numa das estrofes da famosa marchinha criada por Capiba, em 1966, chamada “Cala boca menino!”. A música virou um dos maiores sucessos do compositor Lourenço Fonseca Barbosa. A expressão, tomada por empréstimo pelas organizadoras do bloco, servirá também de mote para ações da secretaria em defesa de uma cidade mais segura para as mulheres.

Vários homens, adeptos à mensagem do bloco, também participaram da festa carnavalesca. O coordenador do Projeto Violência de Gênero, Sirley Vieira, entregou nas mãos do prefeito uma fita branca que faz parte da campanha “Laço Branco”, do Instituto Papai. Desde 1999, vários homens que fazem parte desse Instituto entregam essa fita com o objetivo de acabar com a violência sexista no período carnavalesco. O bloco contou ainda com o apoio na divulgação de vários artistas locais, como Cristina Amaral, Nena Queiroga e Júnior Barreto.

Quem participou do “Nem com uma flor” teve a oportunidade de ganhar adereços que foram produzidos pelas “Mulheres produtoras do Recife”. No total, 210 enfeites para cabelo foram distribuídos. A confecção dos adereços ficou por conta de 30 mulheres que participaram de uma oficina com a artista Ester Bispo. Durante a oficina, as mulheres que foram escolhidas em cada uma das seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife receberam ainda informações sobre a violência de gênero.

ASSUNTOS: