NOTÍCIAS

Administração | 07.02.18 - 20h30

PCR divulga o que abre e fecha no Carnaval 2018

 

O Carnaval do Recife está pronto para encher as ruas da cidade de alegria e proporcionar por mais um ano uma festa genuinamente pernambucana para os foliões. Shows, apresentações, blocos líricos e maracatus compõem a programação dos festejos de Momo espalhada em toda a cidade. Em função do período, alguns serviços e atendimentos prestados pela Prefeitura do Recife estarão suspensos ou com horário diferenciado de atendimento. As atividades vão ser retomadas normalmente na quinta-feira (15).

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer não vai funcionar nos dias de folia para dar lugar à passagem de blocos carnavalescos. Já oJardim Botânico do Recife (JBR) funciona normalmente no sábado, das 9h às 15h30. Nos demais dias, o equipamento estará de recesso. As atividades voltam na quinta (15). Durante a festa, o Centro o Centro de Referência Clarice Lispector funcionará das 7h às 17h, com atendimento psicológico e jurídico para as mulheres que estão em situação de violência, durante os quatro dias de folia.

Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife neste Carnaval:

EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam durante o Carnaval, retomando à normalidade na próxima quinta-feira (15), das 8h às 17h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Durante o período da Folia de Momo, o Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, e as unidades de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão fechadas. O Centro de Atendimento ao Contribuinte reabre após o Carnaval, na quinta-feira (15), em seu horário habitual. As demais unidades de atendimento voltam às atividades na Quarta-Feira de Cinzas(14), a partir das 13h30.

Durante o Carnaval o contribuinte pode acessar o Portal de Finanças, cujo banner está disponível no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br, e obter diversas informações referentes a tributos municipais.

COMPAZ - Nesta quinta (8) e sexta (9), as unidades do Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) e Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro) funcionarão das 9h às 13h. As Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes funcionarão no mesmo período. No período carnavalesco, as unidades estão fechadas e retornarão na quinta (15).

TURISMO E LAZER - Durante a folia de Momo, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer não funcionará. As Academias Recife darão uma pausa nas atividades e retornarão normalmente na quinta-feira (15). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, não vai acontecer.

CULTURA - Durante o Carnaval, o Recife inteiro vai virar uma grande festa. Os museus e galerias geridos pela administração municipal estarão fechados. Mas, para quem quiser curtir a folia, programação não haverá de faltar. Serão mais de 43 polos espalhados pela cidade. Para conferir as atrações em cada polo e as novidades momescas, basta acessar o site carnavalrecife.com. Aos que estiverem em busca de uma programação mais calma para o feriado, o Sítio Trindade será todo opções de lazer e prática esportiva a céu aberto durante o feriado, de sábado até a quarta-feira ingrata, das 5h às 19h.

MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife funciona no sábado (10), das 9h às 15h30. Do domingo (11) à quarta (14) o equipamento público municipal estará de recesso, retomando as atividades na quinta (15). O espaço público municipal, destinado à pesquisa, conservação da natureza e lazer contemplativo, está localizado na BR-232, no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade. A entrada é gratuita.

EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna funcionarão até o meio dia da sexta-feira (9) e reabrirão na quinta (15).

EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco funcionarão até o meio dia da sexta-feira (9) e depois reabrirão na quinta (15).

PROCON - O Procon Recife funciona normalmente até a sexta (9) e retoma as atividades na quinta (15), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.

ESPORTES - Os programas realizados pela Secretaria Executiva de Esportes estarão de recesso neste Carnaval. Tanto o Programa Esporte e Lazer (PELC) quanto o Programa Segundo Tempo (PST) funcionam até a sexta-feira (9), retomando às atividades na quinta-feira (15).

MULHER - Durante o carnaval, o Centro de Referência Clarice Lispector funcionará, em sua sede, das 7h às 17h, com atendimento psicológico e jurídico para as mulheres que estão em situação de violência, durante os quatro dias de folia. Da sexta-feira (9) até a terça-feira (13) de Carnaval, das 16h à meia-noite, a equipe do Clarice também estará atuando na Central da Mulher, na Rua do Observatório, com o acolhimento e orientação das mulheres que precisem do serviço. O telefone do Liga, Mulher ( 0800 281 0107) também será transferido, durante a folia e a partir das 16h, para a Central. Já o Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago estará fechado durante todo o período carnavalesco.

TRÂNSITO - Os serviços de atendimento ao público realizados na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), na Rua Frei Cassimiro, 91, no Bairro de Santo Amaro, ficarão suspensos de segunda-feira (12) a quarta-feira (14), devido ao feriado de Carnaval. Os serviços voltarão a funcionar normalmente a partir da quinta-feira (15), das 8h às 13h. Já os trabalhos de monitoramento e fiscalização de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da CTTU, continuarão sendo realizados normalmente. Para registrar denúncias, solicitar fiscalização ou realizar registros de acidentes, a população deve acionar a CTTU através do 0800.081.1078.

EDUCAÇÃO - A Secretaria de Educação do Recife informa que as unidades educacionais não terão aula nos dias de Carnaval.

MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude do Carnaval, os horários dos mercados públicos, feiras novas e outros centros de comércio popular serão alterados em alguns dias. No sábado (10), na segunda-feira (12) e na quarta-feira de Cinzas (14), todos os mercados públicos e feiras novas funcionarão normalmente, das 6h às 18h. No entanto, no domingo (11) e na terça-feira de Carnaval (13), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, com exceção do Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h. Já o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona do sábado (10) até a terça-feira (13). O funcionamento volta ao normal na quarta-feira de Cinzas (14), de 8h às 18h.

SAÚDE – Na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (15).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funciona das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O SAMU 192 funciona normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado neste Carnaval. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na quinta-feira (15).

ASSISTÊNCIA SOCIAL ­- Não funcionarão, neste Carnaval, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP). A Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família não funcionam já a partir desta sexta (9). A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente nos dias de folia. A equipe de Assistência Social da Prefeitura do Recife estará trabalhando na Central de Direitos Humanos no Carnaval e nos espaços de proteção às crianças que funcionarão no entorno do Marco Zero, no Pátio do Livramento e no polo do Ibura.

DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste Carnaval. A equipe de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife estará trabalhando na Central de Direitos Humanos no Carnaval, no Recife Antigo.