Pátio de São Pedro vira Quartel General das Majestades da Folia
Local será palco das finais dos concursos de Rei e Rainha do Carnaval 2020 e da coroação da inédita disputa para Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência
A partir das 18h de hoje (sexta, 8), o Pátio de São Pedro será o epicentro de uma das disputas mais acirradas do Carnaval: a que vai definir os nomes das majestades da folia 2020. Além do já tradicional concurso para Rei e Rainha do Carnaval, a noite marca ainda a finalíssima da primeira edição para escola do Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife. Os eventos acontecem a partir das 18h e a entrada é livre.
A primeira disputa será do Rei e da Rainha da Pessoa com Deficiência, que começa às 18h e será embalada pela orquestra Clave. O certame começou com 37 pessoas inscritas, sendo 20 para o posto de rainha e 17 para o de rei. Para a final de hoje estão concorrendo aos postos de majestade 8 mulheres e 7 homens. A iniciativa pretende promover o protagonismo da pessoa com deficiência e conscientizar a população. Para a competição deste ano, serão considerados os candidatos com Síndrome de Down, sendo as demais áreas da deficiência contempladas nos anos seguintes. O prêmio para os vencedores é de R$ 4 mil, cada.
A partir das 20h, começa a competição que elegerá os representantes do mais alto clero momesco toma conta da programação das prévias oferecidas pela Prefeitura do Recife. No total, 27 aspirantes à realeza do Carnaval 2020 desfilarão alegria, brilho e frevo no pé no Pátio de São Pedro.
Participarão da final 12 candidatos a Rei e 15 postulantes a Rainha, de várias partes da cidade. Alguns concorrem pela primeira vez e outros são veteranos, colecionando várias participações na disputa, como a jovem Tatiana Melo da Silva, que já tentou sentar no trono da folia recifense 12 vezes. “É meu sonho. Não vou desistir dele”, persevera.
Cada candidato terá três minutos de apresentação individual para desfilar garbo, elegância e frevo no pé, ao som da Orquestra Popular do Recife, regida pelo Maestro Ademir Araújo, incansável defensor das tradições da cultura recifense. Entre os critérios que serão levados em conta na avaliação do júri estão: Desenvoltura (postura e elegância); Empatia (visão geral de cada participante); e Conhecimentos Gerais (noções básicas sobre o Carnaval de Pernambuco).
Prêmio - Cada monarca que se sagrar vitorioso receberá R$ 20 mil como prêmio. E assumirá um extenso calendário de compromissos com Momo e sua multidão colorida de súditos antes, durante e depois da festa, até passar o trono para seus sucessores, em 2021.
Segue a relação de finalistas:
Candidatos a Rei Momo:
Adilson Saturno
Bruno Henrique
Elton Batista
Gilvan Resende
Inaldo Fernando
Ivan Jorge
Luam Cláudio
Marcone dos Santos
Marcos André
Paulo Crispim
Petrônio Torres
Ricardo Silva
Candidatas a Rainha do Carnaval:
Adriele Carla
Amanda Lira
Emmanuelly Santana
Kamille Mariah
Lohana Maylane
Luana Conceição
Maísa Nascimento
Mariana Angélica
Patrícia Fernandes
Ranessa Rodrigues
Ruana Karina
Taciana Ramos
Tatiana Melo
Victoria Maria
Yasmim Romana