Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 07.02.20 - 18h41

PCR promove encontro de articulação das ações de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária

img_alt

Reunião reuniu cerca de 40 representantes que desenvolvem projetos e ações relacionados à direitos humanos e prevenção à violência. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife  promoveu uma reunião de articulação do Núcleo Municipal de Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária, organizado pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos. O encontro contou com a presença de cerca de 40 representantes de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil que desenvolvem projetos e ações ligadas às políticas públicas dos direitos humanos e à prevenção à violência, tais como o Ministério Público estadual, a Defensoria Publica da União, universidades e ONGs. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (6), na sede da Prefeitura do Recife. 

A coordenadora da Prevenção e Mediação de Conflitos Comunitária da Prefeitura do Recife, Ceça Costa, estava feliz pela motivação e o entusiasmo demonstrado pela maioria dos participantes presentes no encontro. “Nosso objetivo com os encontros é dar inicio a criação de um fórum de mediação de conflitos com a participação das diversas instâncias e instituições sociais que atuam na capital pernambucana. Tudo isso, visando fortalecer as práticas de prevenção à violência”, concluiu. O evento contou com um segundo momento, nesta sexta-feira (7), que foi o debate de ideias com  lideranças comunitárias do município.

Delegado adjunto da Delegacia do Idoso, Paulo Fernando Nogueira, elogiou a iniciativa. “Foi um encontro muito importante para quem trabalha com direitos humanos e mediação de conflitos, porque pudemos conhecer novas pessoas e novas ideias que vão nos ajudar no combate aos conflitos sociais do Recife”, ressaltou. O delegado explicou que, no seu caso, a principal atribuição é receber as queixas e as denúncias encaminhadas pela população, apurar a parte criminal e enviar os dados para a justiça.

Cristiano Carrilho é presidente Nacional da Academia Brasileira de Ciências Criminais (Abccrim), com sede em Olinda. Ele agradeceu o convite e disse que a gestão está no caminho certo em relação a prevenção e mediação de conflitos. “Achei muito significativa essa reunião, porque ajuda a formar e ampliar uma rede de articulação social, contribuindo com as políticas públicas e privadas de fortalecimento de uma cultura da paz”, observou.