Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.02.20 - 18h38

Projeto Praia Sem Barreiras realiza prévia carnavalesca inclusiva neste sábado (8)

img_alt

Com banho de mar assistido e orquestra de frevo, o Projeto realiza a 7ª edição da prévia carnavalesca para pessoas com deficiência na maior festa popular do Brasil. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A programação do Carnaval inclusivo no Recife contará com a prévia carnavalesca do Projeto Praia Sem Barreiras, que acontece neste sábado (8) a partir das 9h, no Posto 7 da Praia de Boa Viagem, próximo à Rua Bruno Veloso. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), o evento está na sua 7ª edição e se propõe a incluir pessoas com deficiência e mobilidade reduzida numa das maiores festas populares do Brasil.

Além de muita música e animação, garantidas por orquestra de frevo e passistas, a prévia do Projeto Praia sem Barreiras irá contar com banho de mar assistido e atividades recreativas. "Nossa missão é articular ações de políticas públicas de direitos humanos que promovam a inclusão social das pessoas com deficiência. E nada mais justo que incluir o Projeto na alegria contagiante proporcionada pelo Carnaval", afirma o gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando.

Criado em 2013, o Projeto Praia sem Barreiras é uma das principais ações municipais voltadas para às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Ao todo, mais 10 mil pessoas, incluindo seus familiares e cuidadores, já viveram a experiência do banho de mar assistido, realizado por meio das cadeiras de rodas anfíbias e esteiras removíveis que garantem o acesso das pessoas à faixa de areia. O Praia sem Barreiras é um dos projetos que integram o programa Turismo Acessível, da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), que é executado na capital pernambucana pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade Maurício de Nassau (Uninassau).

O Praia Sem Barreiras acontece semanalmente de sexta a domingo, e nos feriados, das 8h às 13h. Tudo é acompanhado por monitores e uma equipe técnica especializada, formada por fisioterapeutas, psicólogos e cuidadores. O acesso à área do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7, acontece através de esteiras especiais para uso de cadeiras de rodas. Para garantir a autonomia de quem quer participar das atividades, as calçadas são acessíveis e foram instalados semáforos sonoros no entorno da arena do projeto.

 

Serviço:

Prévia Praia Sem Barreiras

Data: 08/02/2020

Hora: 9h

Local: Avenida Boa Viagem (na esquina com à Rua Bruno Veloso), no Posto 7. Em frente ao Hotel Internacional Palace.

 

Concurso de Passistas para celebrar o

frevo no Pátio de São Pedro

Passistas sobem ao palco do tradicional polo do Pátio de São Pedro nos dias 08 e 09 de fevereiro numa disputa que encanta pela beleza, força e agilidade.

 

O aniversário do Frevo é comemorado neste dia 09 de fevereiro e para festejar a data, a Prefeitura do Recife realiza mais uma edição do Concurso de Passistas. A disputa acontece no tradicional palco do Pátio de São Pedro, neste final de semana (08 e 09.02) sempre a partir das 17h, e recebe este ano um total de 61 participantes. Os inscritos se apresentarão em duas categorias: Juvenil e Adulto, feminino e masculino, além do Passista de Rua, com uma premiação que varia entre R$ 1.800 e R$ 840,00. 

Prepara o fôlego porque essa turma vem trazendo na ponta do pé passos como o ferrolho, tesoura, parafuso, locomotiva, pontilhado, calcanhar, dobradiça e uma variação incrível de saltos que sempre encantam. O primeiro dia de disputa, sábado (08), será para os candidatos inscritos na categoria Juvenil I Feminino e Masculino, com idades entre 12 e 14 anos; Juvenil II Feminino e Masculino, com candidatos dos 15 os 17 anos, e de Passista de Rua Masculino, para maiores de 18 anos.

O segundo dia das apresentações, domingo (09), será disputado pela categoria Adulto Feminino e Masculino para candidatos com mais de 18 anos, além da categoria Passista de Rua Feminino, também para maiores de idade. A regência dos frevos que irão embalar o passo dos candidatos será Maestro Botelho com a Orquestra Frevo e Folia. Não à toa, o Frevo é classificado pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade e os candidatos terão a oportunidade de mostrar o que são capazes de fazer com o corpo quando os clarins derem os primeiros acordes.

Os juízes estarão atentos à diversidade de passos apresentados por cada candidato e candidata; a continuidade e os elementos de ligação entre os passos e a harmonia entre a música e a dança. Sempre entram no pacote dos pontos: simpatia, alegria e desenvoltura. O corpo de jurados deste ano conta com a experiência dos professores de frevo Menininho e Adriana do Frevo e da bailarina, vencedora de outras edições do Concurso de Frevo, Simone Silva.

VI Mostra de Passistas - A abertura dos dois dias do Concurso de Passistas fica por conta da futura geração do frevo com VI Mostra de Passistas, reunindo meninas e meninos de 6 a 11 anos de idade. Essa turminha se apresenta dividida em duas categorias: Infantil e Mirim. A mostra não é competitiva e ao final todos receberão medalha e certificado de participação, um gesto de incentivo para que continuem na prática do frevo e fortalecendo a cultura local.  

Confira a premiação:

Item

Categoria

1º lugar

2º lugar

01

Passista Adulto – Masculino (a partir dos 18 anos)

1.800,00

1.200,00

02

Passista Adulto – Feminino (a partir dos 18 anos)

1.800,00

1.200,00

03

Passista Juvenil I – Masculino (de 12 anos aos 14 anos)

1.200,00

840,00

04

Passista Juvenil I– Feminino (de 12 anos aos 14 anos)

1.200,00

840,00

05

Passista Juvenil II – Masculino (de 15 a 17 anos)

1.200,00

840,00

06

Passista Juvenil II – Feminino (de 15 a 17 anos)

1.200,00

840,00

07

Passista de Rua (Folião) Masculino (a partir dos 18 anos)

1.800,00

       -

08

Passista de Rua (Foliã) Feminino (a partir dos 18 anos)

1.800,00

       -

09

Passista Mirim Masculino e Feminino (de 6 aos 8 anos, 11 meses e 29 dias)

Não há premiação em dinheiro

 

10

Passista Infantil Masculino e Feminino (de 9 aos 11 anos, 11 meses e 29 dias)

Não há premiação em dinheiro