Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 07.02.23 - 12h45

Coco, afoxé, samba-reggae e muita ancestralidade na Terça Negra Especial de Carnaval

img_alt

Evento - que existe há mais de duas décadas - voltou ao Pátio de São Pedro para três edições especiais pré-Carnaval. Semana conta com 15 eventos gratuitos, além do 57º Baile Municipal do Recife. Entre as novidades, Encontro de Afoxés e a preparação para o Ubuntu, cerimônia de paz e prosperidade que marca o encerramento das prévias. (Foto: Divulgação/PCR)


A cultura pernambucana possui fortes ligações com o continente africano. Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado. O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e, em tempos de festejos de Momo, o projeto ganha mais duas edições especiais - (a primeira aconteceu no dia 31 de janeiro) - nos dias 7 e 14 de fevereiro - quando trará nomes como Raízes de Quilombo e Coco Raízes de Arcoverde. O evento é gratuito e começa a partir das 19h. Confira a programação completa no serviço. A semana conta com pelo menos 15 eventos gratuitos, além do Baile Municipal do Recife. 

Hoje, segunda noite da Terça Negra Especial de Carnaval, o Pátio de São Pedro recebe o Afoxé Aféfé Lagbará. Abê Adu Lofé, Orquestra Iorubà, Trans Coco e Trans Coco e Marcelo Santana. Quem abre a noite é o Afoxé Afefé Lagbará, candomblé na rua dedicado a Exu. Na sequência quem sobe ao palco é o Abê Adu Fé, sambareggae elétrico capitaneado por Mamão do Xambá. Após o grupo, o Pátio de São Pedro será embalado pela Orquestra Yorubá, que reúne diversos musicistas de grupos afro e afoxés. Em seguida, a cantora Rafaela Ribeiro sobe ao palco com seu Trans Coco, primeiro grupo de coco pernambucano liderado por uma mulher trans. A noite especial será encerrada pelo reggae de Marcelo Santana, filho do bairro de Casa Amarela. 

 

História

A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade. O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979 e ganhou força na década de 1990. Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.

 

PROGRAMAÇÃO TERÇA NEGRA ESPECIAL DE CARNAVAL 2023

Dia 07/02

Afoxé Aféfé Lagbará

Abê Adu Lofé

Orquestra Ioruba

Trans Coco 

Marcelo Santana

 

Dia 14/02

Suprema Corte

Raízes de Quilombo

Abulidu

Coco Raízes de Arcoverde

Edun Ará Sangô

 

Semana repleta de prévias. Pátio de São Pedro é epicentro da Cultura Popular

Entre os dias 7 e 12 de fevereiro, a cidade vai fervilhar com programação gratuita em mais de 15 eventos. Para quem está saudoso da folia, não faltarão opções entre terça e domingo. A programação faz parte do circuito de mais de 50 prévias promovidas pela Prefeitura do Recife. O Pátio de São Pedro protagoniza a Folia, com eventos gratuitos hoje (7), amanhã (Quarta, 8), na quinta e sexta (dias 9 e 10), além do domingo (12), com as mais legítimas e tradicionais manifestações da cultura popular recifense. 

Além da Terça Negra especial, na quarta e quinta o Pátio receberá os tradicionais Acertos de Marcha dos blocos líricos, saudando os Carnavais saudosos. Entre as novidades, haverá ensaio e Encontro de Afoxés no Pátio de São Pedro. As agremiações irão se reunir no Pátio de São Pedro nos dias 10 e 12 de fevereiro. No dia 10 acontece o ensaio para o Ubuntu, cerimônia que abençoa o Carnaval e que acontece no dia 16 de fevereiro, quinta da semana pré. No dia 12, acontece a primeira etapa do Encontro de Afoxés com 13 agremiações no Pátio de São Pedro. A tradicional reunião ocorre anualmente no Pátio do Terço no domingo de Carnaval, que este ano cai no dia 19 de fevereiro, quando acontece a segunda parte do encontro. 

Entre os grandes destaques da semana, o Classic Hall sediará a volta triunfal do Baile Municipal que, em sua 57ª edição, trará ao palco nomes como Daniela Mercury, Marina Sena e Geraldo Azevedo, além de Marron Brasileiro, Spok Frevo Orquestra, André Rio, Nena Queiroga, Almir Rouche, entre outros ícones do Carnaval recifense. O valor dos ingressos é o mesmo da última edição do baile: R$ 50,00 (pista) e R$ 600,00 (mesa para quatro pessoas), confirmando o Baile Municipal como a programação mais acessível e democrática entre as prévias na cidade. Os ingressos já estão à venda, no próprio Classic Hall, pelo site https://www.bilheteriadigital.com e nos pontos físicos do serviço, nas lojas Esposende dos shoppings Recife, RioMar e Tacaruna.