Começa a capacitação dos soldados do Exército que irão atuar conta a dengue no Recife
Por Tádzio Estevam
Começou nesta quarta-feira (7) a capacitação dos 60 soldados do Exército que irão ajudar a Secretaria de Saúde do Recife a combater a dengue. O encontro aconteceu na 7ª RM (Região Militar), localizada na Cidade Universitária, ao lado do CEFET e do Colégio Militar do Recife e contou com a presença do assessor executivo da pasta, Tiago Feitosa.
De olhos bem atentos, os soldados encheram o auditório do quartel para assistirem à palestra sobre o controle vetorial, proferida pela supervisora Operacional de Controle e Vigilância Entomológica do Recife, Vânia Nunes. “Estamos muito felizes em participar mais um ano desta campanha. Também desempenhamos um papel importante com a sociedade civil. Por isso, separamos uma parte do nosso efetivo para ajudar nessa ação”, disse o Major Fábio Benevides. Para o assessor executivo da secretaria, Tiago Feitosa, a contribuição do Exército ampliará o reforço das parcerias que estão sendo costuradas com vistas à eliminação da dengue. “Com a chegada deles, o nosso quadro de ‘agentes’ será bem maior. Ao todo teremos mais de mil profissionais trabalhando de porta em porta, visitando os imóveis, tratando e eliminando os possíveis focos do mosquito. E esta é uma parceria que já dura cinco anos”, justificou.
Durante esta primeira etapa, os novos parceiros tiveram as noções teóricas sobre o controle vetorial. Eles foram informados sobre as medidas que deverão ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito como vedar caixas d’água, e identificar os possíveis focos do mosquito.
Na quinta-feira (8), a manhã será destinada às atividades práticas. Entre às 8h e o meio dia, os soldados farão a varredura nas dependências do quartel e também nos arredores. Toda a ação será acompanhada pelos supervisores operacionais de Saúde Ambiental. Passada a capacitação, no próximo dia 12 eles irão efetivamente acompanhar e ajudar os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) nas varreduras que ocorrerão em quatro das seis áreas geográficas do Município. Entre os dias 12, 13 e 14, o grupo atuará nos bairros da Zona Sudeste. Já nos dias 15, 19 e 20, eles seguirão para a Zona Norte. Nos dias 21, 22 e 26 será a vez dos bairros da Zona Noroeste da Cidade como Casa Amarela. E, por último, de 27 a 29, os bairros da Zona Oeste como Engenho do Meio, Várzea, Iputinga.
Parceria – No último dia 16 de fevereiro, o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, se reuniu com a cúpula do Exército no Comando Militar do Nordeste para fechar mais uma parceria pelo terceiro ano consecutivo. “O Exército tem se mostrado um aliado valoroso no enfrentamento da enfermidade. Como em anos anteriores, o envolvimento dos militares tornou-se parte importante da estratégia que traçamos para conter o avanço do número de casos de dengue no Recife”, destacou.
Ainda estão previstas – e mesmo em desenvolvimento – ações com o Corpo de Bombeiros, shopping centers, sociedade civil organizada, Federação Pernambucana de Futebol, instituições bancárias, estabelecimentos de ensino, empresas privadas e muito mais. As iniciativas também serão repercutidas entre todas as secretarias da Prefeitura do Recife, da Saúde à Cultura.