NOTÍCIAS

Cultura | 07.03.14 - 14h47

Prefeito inaugura quarta Creche-Escola Recife

[caption id="attachment_44300" align="alignleft" width="680"] Na véspera do Dia Internacional da Mulher, unidade 8 de Março, no Ibura de Baixo, começou a receber seus 125 alunos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O Ibura de Baixo tem mais 125 vagas para a educação infantil com a abertura da Creche-Escola Recife 8 de Março, a quarta da 42 que serão inauguradas pela Prefeitura do Recife até 2016. Em cerimônia que contou com mães, pais e educadores, na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Geraldo Julio abriu oficialmente o espaço, que conta com o novo padrão de qualidade que norteia o processo de ensino e aprendizagem das crianças com até 5 anos de idade. Com investimento de R$ 1,82 milhão, a unidade de ensino da PCR vai atender seis turmas, desde o berçário.

Geraldo Julio frisou que a Creche-Escola Recife 8 de Março servirá não apenas aos moradores do Ibura, mas também aos do Jordão, bairro vizinho, e se integra a diversas obras e serviços implantados recentemente na região pela Prefeitura do Recife. "Sabemos da importância que esses dois bairros têm porque, juntos, somam mais de 100 mil habitantes. Por isso, desde o início do nosso governo viemos aqui diversas vezes. Estamos construindo Upinha Dia na UR-4, outra no Rio da Prata e uma Creche-Escola Recife na comunidade do Pantanal. Também reformamos a Policlínica Arnaldo Marques, com a reabertura da urgência, e temos uma obra de R$ 34 milhões no Canal do Rio da Prata", elencou o prefeito.

Um dos destaques do modelo da Creche-Escola Recife é a sala de tecnologia, que contempla mesas digitais equipadas com computadores e jogos pedagógicos que promovem a alfabetização e a inclusão digital. Além disso, há espaço para os bebês, com fraldário e lactário, e quatro salas de aula. Dessa forma, a unidade reforça a melhoria do padrão de qualidade da educação infantil no município.



Biblioteca infantil e sala multiuso completam a estrutura, onde também se desenvolverá o Programa de Letramento do Recife (ProLer) entre os estudantes de 4 e 5 anos. O ProLer busca desenvolver nas crianças a capacidade de ler, escrever e interpretar textos até os 6 anos - dois anos a menos do que a meta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa, adiantou que essa creche-escola é apenas uma das ações previstas para o Ibura de Baixo; está garantida a construção de uma nova escola nas proximidades, contemplando turmas de 1º a 5º ano do ensino fundamental. "Nós, por determinação do prefeito, estamos mudando a educação do Recife, dando dignidade aos pequenos que aqui estudam, com profissionais capacitados", destacou.

Presente ao ato, a secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, lembrou o significado simbólico do nome da nova unidade educacional do município, que homenageia o Dia Internacional da Mulher. "Que todos cuidemos deste espaço com respeito às mulheres e às crianças. Certamente assim teremos uma mudança nos valores da sociedade, com uma educação inclusiva."

[caption id="attachment_44352" align="alignleft" width="680"] A construção contemplou as regras de acessibilidade, com rampas e banheiros adequados ao uso por pessoas com deficiência. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

O terreno da Creche-Escola Recife 8 de Março, localizado na Rua Engenho Bulhões, tem área total de 1.032,71 m². Já o prédio conta com dois pavimentos que, somados, resultam em uma área construída de 1.045,94 m². A construção contemplou as regras de acessibilidade, com rampas no lugar de escadas e banheiros adequados ao uso por pessoas com deficiência. Há ainda quatro salas de aula, um berçário, recreio coberto, solário, refeitório, cozinha, lavanderia e rouparia.

É nesse ambiente que a equipe formada por diretora, seis professores e 15 auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), além de funcionários da cozinha, lavanderia e estagiários, vão atuar. "Esta estrutura é uma das coisas que mais nos orgulha, e o que nos faz saber que os meninos daqui vão poder escolher a profissão que quiserem no futuro. Isso é o que nos alegra. Vamos continuar esse trabalho com muita dedicação", assegurou o prefeito Geraldo Julio.

A diretora da Creche-Escola Recife 8 de Março, Sandra Carla, conta com o apoio da comunidade para manter o espaço sempre bem cuidado. "Todo educador sonha com um ambiente como este, e as mães ficam tranquilas. É a realização de um sonho da comunidade", conta Sandra, que mora no Ibura de Baixo. As mães dos alunos demonstram o mesmo entusiasmo. "O lugar é bonito, organizado, espaçoso e seguro. Para mim, está ainda mais perto de casa do que a outra creche onde meus filhos estudavam", elogiou a cabeleireira Maria Eduarda da Silva, 21 anos, mãe dos alunos Marcelo Henrique, 5, e Matheus Vinícius, 3.