NOTÍCIAS

Cultura | 07.03.14 - 16h19

Seminário sobre Comunicação Pública inicia discussão sobre a implantação da Rádio Frei Caneca

O ponta-pé inicial para as discussões sobre a implantação da Rádio Frei Caneca será dado na próxima segunda-feira (10), às 16h, com a realização do Seminário Sistemas de Comunicação Pública. A iniciativa da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR) acontece no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na Boa Vista, e tem por objetivo apresentar experiências de outras emissoras públicas, brasileiras e estrangeiras.

O Seminário é voltado para os Grupos de Trabalho, formados no dia 11 de fevereiro, por representantes da sociedade civil e do poder público. São três GTs que irão definir metas para os temas Operacionalização, Programação e Financiamento da emissora pública. Os grupos irão se reunir entre os dias 10 de março e 10 de abril para produzir um documento de referência para a implementação da emissora.

De acordo com o gerente de Música da FCCR, Patrick Torquato, a análise sobre a implantação de outras rádios deve acrescentar à discussão sobre o funcionamento da Rádio Frei Caneca. “Queremos qualificar o debate e ampliar as possibilidades de entendimento do veículo como ferramenta de inclusão social, cidadania, direitos humanos e informação, não apenas música e cultura”, explicou.

Conduzindo as palestras, estarão a professora da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e integrante do Conselho Curadora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Ana Veloso, o diretor da TV e Rádio Educativa da UFMG, Kiko Ferreira, e o coordenador de Programação da Rádio UFSCAR de São Carlos (SP), Lucas Ferreira.

FREICANECAFM.ORG – No dia 1º de março, ao mesmo tempo em que um rádio gigante instalado na Rua da Moeda com apresentações de DJs começou a mobilizar as pessoas para contribuir para a formatação da Rádio, no sábado de Zé Pereira entrou no ar o site www.freicanecafm.org, para acompanhamento e participação da construção coletiva da emissora. No espaço, foram disponibilizados o calendário das reuniões dos Grupos de Trabalho, a apresentação da Frei Caneca FM e um formulário para participação do cidadão na elaboração das propostas. Em breve serão publicados também documentos de referência para nortear as discussões dos GTs.

Quem navegar no endereço irá encontrar ainda uma rádio experimental web, com músicas pernambucanas. Mas o gerente de Música da Fundação de Cultura, Patrick Torquato, ressalta que esta ainda não é a emissora em pleno funcionamento. “Como será uma rádio pública, a gente achou que seria interessante ter um espaço para abrir a discussão para as pessoas. E já que o site é para concretização de uma rádio, pareceu coerente que a gente colocasse uma seleção musical lá, mas a Frei Caneca ainda não está funcionando”, esclareceu.

A Rádio Frei Caneca FM se utilizará do canal 268/E, outorgado para a Prefeitura do Recife em junho de 2011. A antena e o transmissor da emissora serão posicionados no alto do edifício sede da Sudene, localizado no bairro do Engenho do Meio. A emissora deve começar a funcionar ainda no primeiro semestre.