NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 07.03.16 - 16h04

Pesquisa de Origem e Destino alcança a marca de mais de 43 mil questionários respondidos

A iniciativa tem a coordenação técnica do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão da Prefeitura do Recife responsável pelo planejamento urbano da cidade.

Durante os três últimos meses, a Prefeitura do Recife alcançou a marca de mais de 43 mil questionários da Pesquisa de Origem e Destino respondidos. A pesquisa, desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Planejamento Urbano do Recife, por meio do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS) e em parceria com a Emprel, é a base para a formulação do Plano de Mobilidade da capital pernambucana. Até o dia 25 de março, o ICPS recolherá as informações de parte desse levantamento junto às empresas, escolas e universidades que foram acionadas no início deste ano pela PCR para colaborar com a pesquisa.

Para a Pesquisa de Origem e Destino que está sendo realizada pela Prefeitura do Recife, a perspectiva é fechar o mês de fevereiro com 50 mil questionários respondidos pelas pessoas que vivem, estudam e/ou trabalham na capital. Para responder não é preciso se identificar. O questionário é simples e objetivo e os técnicos do ICPS buscam conhecer com mais detalhes a dinâmica da cidade, o bairro e a rua onde as pessoas moram e trabalham; como e com que frequência elas realizam esses deslocamentos: se a pé, de carro, ônibus, bicicleta, metrô, carona, táxi ou a combinação de dois ou mais meios.

"O retorno que já obtivemos da pesquisa expressa o quanto essa metodologia foi eficaz e o quanto fomos felizes em fazer a opção pelo meio eletrônico. O aproveitamento das informações chega a quase 100%. É um ganho muito grande em relação às pesquisas tradicionais que, por sorteio, elegem as residências que serão visitadas. A visita não garante que as pessoas responderão as questões por diversos motivos, como não haver ninguém em casa naquele momento, por exemplo. O custo de uma pesquisa dentro desse formato é cara. Chegamos a poupar, nesse caso, cerca de R$ 5 milhões do cofre público para executá-la. Elaboramos a pesquisa a partir do conhecimento de técnicos qualificados e especialistas aqui do Instituto e contamos com o desenvolvimento da plataforma eletrônica que foi feita pela nossa Empresa de Informática, a Emprel", explica o presidente do ICPS, João Domingos.

Para reforçar a necessidade do engajamento da sociedade junto à iniciativa, desde janeiro as empresas com mais de 200 postos de trabalho, além de escolas, faculdades e universidades foram acionadas formalmente pela Prefeitura e desde então estão colaborando com a pesquisa. A Lei Municipal da Informação de Mobilidade (Lei nº 18.205/2015), de autoria do Executivo Municipal, entrou em vigor em janeiro deste ano e é por meio dela que estas instituições têm se pautado para mobilizar seus funcionários e alunos a responderem a pesquisa.

A Pesquisa de Origem e Destino é a base para o planejamento do sistema de transporte público, que possibilitará incluir a definição de linhas de ônibus, expansão do sistema de metrô, a definição da operação do sistema de navegabilidade dos rios Capibaribe e Beberibe, o funcionamento do sistema complementar, a localização das estações de bicicletas compartilhadas e a identificação dos principais corredores caminháveis da cidade.

As perguntas foram formuladas para fornecerem os dados necessários aos diversos estudos que compõem o Plano, principalmente o desenvolvimento de um modelo integrado de transportes e uso do solo. Este modelo servirá de base para a avaliação de políticas de desenvolvimento da mobilidade e do ordenamento territorial do Recife. O ponto de partida, diferente do modelo tradicional feito porta a porta, é conhecer os destinos das viagens realizadas ou seja para onde as pessoas estão indo e não de onde elas estão saindo. Ao responder o formulário, o sistema gera automaticamente um código de autenticação que deve ser anotado e guardado, pois é a confirmação de que o cidadão participou da pesquisa.

A participação da sociedade é fundamental para o levantamento dos dados. "Sem informação não há planejamento. A última pesquisa foi realizada em 1997 pelo Governo do Estado e traçava o planejamento voltado para a Região Metropolitana. A cidade tem hoje outra configuração e a atualização desses dados é fundamental para repensar a mobilidade do Recife", diz o presidente do ICPS, João Domingos.

OUTRAS EDIÇÕES - Outras edições da Pesquisa de Origem e Destino serão realizadas anualmente com o objetivo de atualizar os dados e aprimorar os projetos implementados a partir do Plano de Mobilidade. Com os dados em mãos será possível realizar análises de cenários de desenvolvimento integrado na Região Metropolitana do Recife, além de permitir o monitoramento permanente das intervenções que serão propostas. O novo formato da consulta pretende trazer a pesquisa de mobilidade para a rotina da cidade, permitindo que instituições públicas e acadêmicas disponham de dados atualizados para desenvolverem os planos e estudos necessários para a melhoria da mobilidade urbana da cidade.