NOTÍCIAS

Primeira Infância | 07.03.23 - 21h23

Prefeitura do Recife recebe doação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

img_alt

Recursos, na ordem de R$ 2 milhões, estão sendo utilizados na rede municipal de ensino para compra de brinquedos educativos e Laboratórios Itinerantes de Formação da Primeira Infância. Prefeito João Campos recebeu representantes da Igreja na manhã desta terça-feira (07). (Foto: Rodolfo Loepert/Prefeitura do Recife)

 

Na  manhã desta terça-feira (07), o prefeito da cidade do Recife, João Campos, e o secretário de Educação, Fred Amancio, receberam integrantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A agenda, que contou com a presença de Neil Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos da Igreja, e do conselheiro da entidade, Joni L. Koch, contemplou a visita à Creche Escola Municipal Deputado Alcides Teixeira, no bairro de Santo Amaro, que é uma das unidades de ensino que receberam os parques infantis doados pela Igreja. Na sequência, a comitiva seguiu para o edifício-sede da Prefeitura do Recife para visita aos caminhões dos Laboratórios Itinerantes de Formação da Primeira Infância - um deles também foi doado pela Igreja. 

 

“Eu quero aqui agradecer a igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias, que tem feito um trabalho social muito bonito na nossa cidade e está realizando uma grande doação, com mais de R$ 2 milhões, para nossas escolas, que estão sendo utilizados para aquisição de brinquedos educativos e um Laboratório Itinerante da Primeira Infância. A Igreja é uma instituição séria e cada doação vai diretamente para quem mais precisa”, disse o Prefeito durante a visita.

 

Além da Creche Deputado Alcides Teixeiras, que foi inaugurada no ano passado, outras 95 unidades educacionais do Recife estão recebendo brinquedos voltados para a Abordagem Pikler, doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O material tem como objetivo estimular o desenvolvimento das crianças de até 3 anos, focando na construção da autonomia. Com os instrumentos adequados e a liberdade de movimentos, as crianças descobrem o próprio potencial motor e conseguem interagir entre si, com a supervisão dos professores e auxiliares, mas sem intervenção direta dos adultos. 

 

O uso da abordagem é um diferencial na Rede Municipal do Recife e enriquece o dia a dia e o aprendizado dos alunos. “Trabalhar o lúdico, a brincadeira, o parquinho, é tudo para essas crianças. Muitos que não têm, quando chegam aqui se encantam”, disse Rosângela Albuquerque, gestora da Creche Escola. 

 

O secretário Fred Amancio ressaltou a importância da parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Com certeza foi maravilhoso a gente ter essa oportunidade de ter recebido a doação desses equipamentos, tanto os brinquedos educativos, como também o caminhão do Laboratório Itinerante de Formação da Primeira Infância. Ajudam no desenvolvimento das nossas creches, tipo de material e, acima de tudo, acho que criou uma parceria muito bonita com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, para fortalecer a nossa educação do Recife e beneficiar as nossas crianças”, afirmou Amancio. 

 

Laboratórios Itinerantes - As doações da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também foram utilizadas na compra de um dos dois Laboratórios Itinerantes de Formação da Primeira Infância da Secretaria de Educação do Recife. Os caminhões, que foram entregues durante a Semana do Bebê de 2022,  são totalmente equipados e adaptados para rodar a cidade, levando valiosas informações para profissionais das diversas áreas da Primeira Infância, além das famílias.

 

“A gente agradece por esta visão social. Este é um laboratório que vai percorrer os bairros mais humildes da cidade, trazendo formação dos trabalhadores da educação, dos pais e responsáveis, sobre como estimular de maneira adequada as crianças no período da primeira infância para ter um crescimento cognitivo, um desenvolvimento educacional. E, além disso, a gente também recebe a  doação para as 96 creches do Recife de brinquedos de alta qualidade, brinquedos com caráter educacional. Então, eu agradeço de coração e tenho certeza que aqui a gente está pondo em prática o que Jesus Cristo nos ensinou, que é olhar para o próximo e fazer o bem”, disse o prefeito durante a visita. 

 

Em um formato totalmente pioneiro, o laboratório é um espaço de atenção à Primeira Infância destinado à formação dos profissionais da área e cuidadores acerca de diversos temas relevantes, como iniciação à leitura, interatividade com a natureza, cuidado, afeto, alimentação saudável, práticas familiares, importância do brincar, entre outras atividades importantes no desenvolvimento integral das crianças. O Laboratório de Formação da Primeira Infância visa também a realização de formações de profissionais de Primeira Infância, bem como estender aos pais e cuidadores, para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária.

 

“Esse Laboratório Itinerante vai descentralizar a questão da formação, dentro do Plano Municipal da Primeira Infância, temos um estudo que fala exatamente quais são as partes mais vulneráveis da cidade do Recife. O conhecimento, para quem trabalha direta, ou indiretamente, com a primeira infância, é imprescindível, urgente, gritante e nobre”, explicou Andreia Castro, funcionária da Secretaria da Educação responsável pela formação dos profissionais e familiares através da ação.