Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Mulher | 07.03.23 - 21h26

Programa Academia da Cidade celebra o dia 8 de março com atividades sobre saúde e violência contra mulher

img_alt

Profissionais da Secretaria de Saúde do Recife irão realizar a programação nos polos de Brasília Teimosa e Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8), será mote para a Prefeitura do Recife debater temáticas relacionadas à saúde e violência contra o sexo feminino em polos do Programa Academia da Cidade (PAC). As atividades irão acontecer amanhã (8), às 6h, no polo Brasília Teimosa, e, às 6h30, no polo Boa Viagem, ambos na Zona Sul da cidade, com os usuários do Programa. Além disso, profissionais de diversas áreas da Secretaria de Saúde (Sesau) do município vão participar das ações. 

 

Em Brasília Teimosa, o encontro vai promover um momento de automassagem aliado a exercícios respiratórios. Também será realizada a leitura de trechos do livro “A ciranda das mulheres sábias", da psicanalista e poetisa Clarissa Pinkola Estés. Na narrativa, a autora aborda a maturidade feminina e homenageia as mulheres que acumularam sabedoria ao longo de suas existências. Para finalizar a atividade, os profissionais vão fazer a prática da dança circular, tendo a mulher como centro da celebração. 

 

Já no polo Boa Viagem, uma roda de diálogo trará a temática da violência contra mulher como pauta. O encontro terá mediação de representantes da Política de Saúde da Mulher e da Saúde da Pessoa com Deficiência (PcD), que irão abordar a violência também contra as mulheres PcD. 

 

“Essas atividades fazem parte de um calendário temático que desenvolvemos ao longo do mês nos polos do PAC. Além das orientações e informações sobre saúde, que costumamos levar em cada polo, aliamos datas temáticas, como o Dia Internacional da Mulher, para promover programações relacionadas”, detalha a coordenadora geral do Programa Academia da Cidade, Tatiana Ferraz. 

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Celebrado internacionalmente no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A data simboliza uma luta histórica pelos direitos das mulheres e marca o reconhecimento e fortalecimento do feminismo. 

 

PROGRAMA ACADEMIA DA CIDADE - O Programa Academia da Cidade (PAC) realiza diversas atividades para promover a saúde física da população. Com 42 polos espalhados pela cidade, as aulas são compostas por atividades como ginástica, danças, jogos e esportes. Os profissionais realizam também avaliação física e oferecem orientação para caminhada e corrida, como também palestras, rodas de diálogos, seminários e atividades culturais com a população.