NOTÍCIAS

Cultura | 07.04.14 - 18h39

Cerca de 3 mil pessoas se reuniram para comemorar o Dia Mundial Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde

[caption id="attachment_45131" align="alignleft" width="680"] Atividades foram promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife nesta manhã de domingo, 06, no 2º Jardim de Boa Viagem. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

Corrida e caminhada abriram nesta manhã de domingo, 06, programação cheia de atividades para comemorar, ao mesmo tempo, o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde que é celebrado nesta segunda-feira, 07. Das 7h até o meio dia, na Av. Boa Viagem, no 2º Jardim, onde está instalado um dos 39 polos da Academia da Cidade, no Recife, o número de pessoas superou as expectativas dos organizadores,
cerca de 3 mil participantes.

Várias atividades físicas – práticas integrativas complementares como tai chi Chuan, yoga, aulões de vários ritmos de dança-, levaram pessoas de todas as idades à comemoração. A Secretaria de Saúde do Recife que promoveu o evento em parceria com o Ministério da Saúde, as Secretarias de Turismo e Cultura do recife e do Sesc, ofereceu orientações sobre alimentação saudável, prevenção de DST/AIDS, informações sobre controle da dengue, higiene bucal, consequências do álcool e outras drogas, além da distribuição de material educativo.

Ianara Guimarães, 66 anos, que participa das atividades da Academia da Cidade no polo de Boa Viagem fez questão de vir ao evento. “Se ficarmos em casa parados estaremos esperado a doença chegar”, disse Ianara defendendo a prática de exercício. Dona Sônia Beatriz, moradora da Mustardinha, aproveitou para ver as orientações sobre o uso da camisinha feminina. “A gente vê mais a camisinha masculina e para mim foi interessante aprender como usar a camisinha para as mulheres”, falou.

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Ricardo Menezes, falou que o evento tem a proposta de sensibilizar as pessoas para importância da atividade física na prevenção de doenças. “Quem busca qualidade de vida não pode ficar parado”, disse chamando a atenção para o tema do evento.

Práticas destinadas às pessoas com deficiência também integraram a programação. O coordenador das Políticas de Saúde da Pessoa com Deficiência, Paulo Fernando, ressaltou que a atividade física é fundamental para quem tem deficiência. “Hoje temos aqui massagistas capacitados que são deficientes visuais e estão integrados em ações pela melhoria da qualidade de vida deles mesmos e das pessoas”, destacou.