NOTÍCIAS

| 07.04.15 - 17h53

PCR entrega o 3º Espaço Mãe Coruja Recife e a requalificação da Unidade de Saúde Macaxeira/Burity

A população local também passa a contar com o atendimento de duas equipes de saúde bucal

Gestantes e seus bebês, residentes no bairro da Macaxeira, ganham um espaço do Programa Mãe Coruja Recife (PMCR), a ser entregue à população pelo prefeito Geraldo Julio, e pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, às 8h da manhã desta quarta-feira (08). O serviço passa a funcionar na Unidade de Saúde da Família (USF) Macaxeira/Burity, localizada na Rua Maria Cândida, 870, Macaxeira (após Escola Técnica da Macaxeira, entra no primeiro semáforo à direita, no sentido do Terminal Integrado de Passageiros), que foi totalmente requalificada com investimentos da ordem de R$ 174,4 mil.

O Mãe Coruja aberto pela Prefeitura do Recife tem a proposta de qualificar a atenção às mulheres grávidas, por meio de ações de várias secretarias municipais, contribuindo para reduzir a mortalidade materno-infantil. A estimativa é que 300 gestantes sejam cadastradas e acolhidas no novo espaço, além de seus recém-nascidos que serão acompanhados até os cinco (05) anos de idade.

Esse é o terceiro espaço criado na capital – o primeiro foi aberto no dia 02 de janeiro de 2014, no bairro de Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner, hoje com aproximadamente 400 mulheres cadastradas e 136 crianças. O segundo espaço foi implantado em 07 de agosto do mesmo ano, em Santo Amaro, na Policlínica Waldemar de Oliveira, atualmente com 125 mulheres cadastradas e 27 recém-nascidos acompanhados.

Na USF Macaxeira/Burity, as 10 mil pessoas cadastradas, além do atendimento de três equipes de saúde da família – um médico, um enfermeiro e 06 agentes comunitários de saúde, cada uma - também passam a contar com duas equipes de saúde bucal, cada uma com um dentista e um técnico, oferecendo novos serviços aos usuários.

Na unidade foram realizados serviços de manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, troca de fechaduras, pintura geral das salas de vacina, curativo, farmácia, recepção, de espera, marcação de consulta, dos consultórios médicos, banheiros dos funcionários e dos usuários e construção de uma lixeira. A USF foi adequada para implantação do Programa Mãe Coruja, com sala de reunião, espera e consultório e mais salas de acolhimento. Além disso, os usuários contam com sala de odontologia, sala para os agentes comunitários de saúde e copa.

Mãe Coruja - Já foram entregues aproximadamente 300 Kits Bêbes constituídos por 11 itens de higiene e de enxoval, e disponibilizados àquelas gestantes cadastradas que realizem, no mínimo, 07 consultas de pré-natal no SUS. Ações intersetoriais, envolvendo várias secretarias municipais, criam uma rede solidária para o cuidado integral da mulher, filho (a) e família, proporcionando a transformação da realidade dessas mães.

No Espaço Mãe Coruja Recife da Macaxeira, a gestante será acolhida pela equipe técnica do Mãe Coruja que realizará o cadastramento no sistema de informação do Programa e fará o acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê que será acompanhado até os 05 anos de idade.

Diagnóstico – O Programa municipal de atenção à mulher e a criança foi implantado nos moldes do “Programa Mãe Coruja Pernambucana”. Para isso, foi elaborado um diagnóstico epidemiológico e social, dos últimos 10 anos, retratando o perfil da mortalidade materna e infantil na cidade do Recife. Foi identificado que a mortalidade materna comportou-se de forma irregular, onde a Razão da Mortalidade Materna (RMM) passou de 39,8 óbitos em 2001 para 75,3 em 2012.

No perfil da mortalidade infantil houve uma importante redução entre 1980 e 2008, passando de 76,6 para 12,4 e em 2012 foi de 12,2. A grande preocupação se concentra no componente neonatal que é responsável por 8,7 do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI). Quando analisado a distribuição dos óbitos infantis, segundo bairro de residência, verificou-se que 25 bairros apresentaram um CMI superior à média do Recife.

A partir dessas evidências foram priorizados os 10 bairros do Recife mais vulneráveis: DSI – Santo Amaro ( já implantado) e Joana Bezerra; DSII - Água Fria (já implantado); DS IV – Torrões; DSV – San Martin e Coqueiral; DS VII – Brejo da Guabiraba e Macaxeira ( ora implantado) ; DSVIII – Ibura, Cohab.