Criatividade vai virar atrativo no Recife Antigo
Foram anunciadas hoje as datas da primeira etapa do projeto Playtown, que vai mudar a forma como as pessoas se relacionam com o bairro histórico. Criativos com qualquer qualificação profissional estão convidados a participar do processo de escolha dos projetos que serão executados no bairro pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer.
Foram anunciadas hoje, pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e pelo CESAR, as datas do projeto Playtown, de criação de mobiliários urbanos que vão garantir mais interatividade e diversão às históricas paisagens do Recife Antigo.
Resultado de um convênio firmado com o Ministério do Turismo no ano passado, no valor de R$ 2 milhões, com contrapartida de R$ 150 mil do poder público municipal, o Playtown terá sua primeira etapa, de fomento, criação e seleção de ideias, executada a partir do próximo dia 5 de maio, pelo CESAR.
"Todos os recifenses estão convidados a dar sua contribuição, num processo aberto e democrático de construção e concepção de novos equipamentos públicos", disse o secretário de Turismo e Lazer e secretário interino de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Camilo Simões.
Segundo Camilo, o Playtown não é só um passo importante para a gestão municipal porque vai assegurar outras melhorias ao bairro histórico, alvo de diversos projetos nos últimos três anos. "É mais que isso. Esse anúncio de hoje representa uma quebra importante de paradigmas. Das cinco cidades que pleitearam esses recursos, somente o Recife teve seu projeto contemplado pelo Governo Federal. E o mais inovador é que conseguimos assegurar recursos para um projeto que ainda nem sabemos exatamente do que vai se tratar e que vai ser concebido pela própria população."
Artistas, designers, urbanistas, profissionais de tecnologia da informação e comunicação, arquitetos, cidadãos e criativos com qualquer qualificação profissional, todos, convocou o secretário, podem e devem pensar em soluções artísticas e tecnológicas, voltadas ao público que circula no Recife Antigo, proporcionando interações úteis, culturais e divertidas para aquele entorno histórico.
O processo de criação e seleção dos projetos que serão executados posteriormente no bairro pela Prefeitura do Recife, com recursos do Governo Federal, terá três etapas, concebidas e realizadas pelo CESAR. A primeira será o Workshop Cidade Lúdica, um foro de debates e discussões para a construção de conteúdo coletivo sobre os conceitos de cidade e de diversão. A ideia nesta primeira etapa é envolver a sociedade, debater conteúdos, além de divulgar o projeto e cativar participantes para as próximas fases. O workshop acontece no dia 5 de maio.
A etapa seguinte será de ideação, com a promoção de um Hackathon PlayTown nos dias 4 e 5 de junho. O evento tem o objetivo mais amplo de formar times multidisciplinares para participar de uma intensa vivência.
Para concluir o processo de concepção dos projetos, será oferecido um Laboratório de Imersão no mês de julho, utilizando o Processo de Inovação CESAR (PIC) para validar e aprimorar os protótipos selecionados por uma comissão formada por representantes do CESAR, da Secretaria de Turismo e Lazer e do Ministério do Turismo.
"Nossa provocação é para que as pessoas consigam enxergar a cidade de um jeito diferente, a partir do Recife Antigo. E que estabeleçam uma relação mais lúdica com os espaços públicos", disse o superintendente do CESAR, Sérgio Cavalcante, apontando uma tendência mundial. Por meio de arte urbana, intervenções as mais diversas e da tecnologia, a irreverência está ganhando cada vez mais espaço na malha urbana das grandes cidades de todo o mundo, disse.
Ao final das três etapas, serão selecionados sete projetos, que vão ser entregues à Prefeitura do Recife, em forma de termos de referência, para que sejam licitados. O resultado final deverá ser divulgado em setembro.