Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 07.04.16 - 21h38

Terceira edição do projeto "Estudante protagonista do mês" conscientiza estudantes contra o bullying

img_alt

Ação aconteceu na Escola Municipal João Batista Lippo Neto, na Várzea, reunindo trabalhos de seis unidades de ensino do Recife (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

O projeto "Estudante protagonista do mês" chegou, na tarde desta quinta (7), à Escola Municipal João Batista Lippo Neto, na Várzea, onde alunos de seis unidades de ensino da rede municipal do Recife expuseram trabalhos sobre o bullying. O tema foi escolhido para marcar o Dia Nacional de Combate ao Bullying. Os estudantes apresentaram peças teatrais, música, vídeo, panfletagem e jogral, contribuindo para a conscientização dos colegas sobre o problema. Trabalhando uma temática diferente a cada edição, o "Estudante protagonista do mês" estimula os alunos a se envolverem diretamente no processo de discussão, decisão e execução de ações. 

"O estudante tem a chance de aprender e se desenvolver muito mais quando passa a ser protagonista e pesquisador. Nas edições anteriores, abordamos as problemáticas do mosquito Aedes aegypti e do uso responsável das águas. Agora, escolhemos o bullying porque é fundamental conscientizar todos sobre a necessidade de evitar essa prática", afirmou o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira. O projeto é ligado ao tema do ano letivo da rede municipal em 2016: "Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores ativos na construção do saber". 

"Aprendemos que é importante respeitar os outros, sem discriminar por causa da cor da pele, por exemplo. Havia muito bullying na nossa sala, então começamos a estudar o assunto e escrevemos o livro 'O Canteiro das Virtudes', uma obra coletiva. Hoje, apresentamos uma peça baseada no livro", explicou a estudante Luana Campello, do 5º ano da Escola Municipal João Batista Lippo Neto. Além da apresentação teatral, os alunos da unidade expuseram trabalhos e fizeram uma paródia com o tema "Diga não ao bullying". 

A Escola Municipal Manoel Torres, na Imbiribeira, contribuiu com a peça de teatro "Bullying: respeito ao amigo com deficiência". A aluna Maria Luíza de Lira, do 4º ano, disse que sua equipe leu diversos livros sobre o tema. "Exemplos de bullying são as brincadeiras excessivas, a agressão, o desrespeito, os xingamentos, apelidos, assédio, fofocas e abusos. Fizemos pesquisa na biblioteca e agora entendemos melhor o assunto", disse. Foi exibido um vídeo com uma roda de conversa entre alunos da Escola Municipal Florestan Fernandes, no Ibura, e o coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar da Secretaria de Educação do Recife (Neve), George Pereira. 

O núcleo tem promovido frequentemente debates sobre bullying nas escolas municipais, antes mesmo da sanção da Lei Federal n° 13.185/2015, que define as medidas a serem tomadas no enfrentamento ao problema nas escolas. A PCR inclusive promoveu formação para os educadores sobre esta a nova legislação. 

De acordo com o professor Romualdo Tavares, da Escola Municipal Júlio de Oliveira, os alunos trabalharam a temática de forma diferenciada porque a violência identificada na unidade não era física, mas verbal. "Fizemos um número de dança para mostrar que o bullying sempre deixa vítimas e que não tem graça nenhuma", destacou. Os alunos se vestiram de palhaço e fizeram um jogral com o tema "Nem toda palhaçada é engraçada", apresentando também uma música com mensagens contra xingamentos. 

Completando a programação da tarde, alunos da Escola Municipal da Guabiraba distribuíram panfletos e expuseram banners sobre o bullying, enquanto que os estudantes da Escola Municipal Creusa de Farias fizeram o "Bonde da Leitura", atividade que usa a música para fazer um convite à leitura. "Bullying não é legal. É muito feio, não deve acontecer. Somos estudantes e precisamos evitar esse problema", recomendou a aluna Alícia Henrique, da escola da Guabiraba.