Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 07.04.18 - 14h04

Mercado da Madalena será totalmente requalificado

img_alt

Cerca de R$ 1,5 milhão serão investidos na obra, que é uma parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado(Foto: Irandi Souza/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb), e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, vão requalificar o Mercado da Madalena. Na última quinta-feira (5), foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras do equipamento, que serão finalizadas ainda em 2018.
Com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, a revitalização vai realizar a melhorias na acessibilidade interna e das calçadas do entorno, nos banheiros, nas cobertas, na iluminação e também na área externa, onde fica instalada a Feira dos Passarinhos. Além disso, serão implantados bicicletários e um sistema de proteção contra incêndios e raios.
A presidente Csurb, Berenice Andrade Lima, lembra que a requalificação do Mercado da Madalena foi discutida com frequentadores e permissionários, com o objetivo de elaborar um projeto atual e que atenda às necessidades da população. “As melhorias vão investir no potencial de socialização do equipamento, que é patrimônio da cultura recifense. Vamos colocar novas cobertas, melhorar a acessibilidade interna e das calçadas do entorno do mercado, além de reformar os banheiros. Estamos muitos felizes com mais esse passo dado para beneficiar os mercados públicos do Recife.”
 
Alguns serviços que serão realizados no Mercado da Madalena:
 
ACESSIBILIDADE – Serão requalificadas as vias internas do mercado, além das calçadas do entorno do equipamento (inclusive da Praça Solange Pinto de Melo).
 
COBERTA - A obra compreende a reforma da coberta das vias internas com a inclusão de um lanternim (abertura disposta na cobertura de edificações para propiciar ventilação e iluminação naturais aos ambientes), e telhas de policarbonato (material translúcido). A ideia é priorizar a passagem de luz natural e dissipação do calor. Na área externa (Feira de passarinhos), a telha metálica da coberta será substituída por telha isométrica (garante isolamento térmico com maior resistência e durabilidade).

BANHEIROS – Os banheiros (femininos e masculinos) da área de alimentação serão reformados. Os banheiros da área externa (feira de passarinhos) serão redimensionados e receberão novos aparelhos sanitários, instalações elétricas e hidrossanitárias, além de revestimentos do piso, parede e teto.
 
ÁREA EXTERNA - A área externa (Feira de passarinhos) receberá requalificação da coberta e dos banheiros. A telha metálica da coberta será substituída por telha isométrica (garante isolamento térmico com maior resistência e durabilidade).