Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

| 07.04.21 - 10h41

Prefeitura realiza intervenção para travessia mais segura de pedestres no centro do Recife

img_alt

Prefeito João Campos acompanhou o início dos trabalhos na noite desta terça-feira (6). Serviço vai aumentar a faixa de pedestres e área de passeio para pessoas que circulam pelo local. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Prefeitura do Recife iniciou a implantação de mais um projeto inovador para aumentar a segurança viária dos pedestres. Por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), está sendo implantada uma área com urbanismo tático e uma nova faixa de pedestres no bairro de Santo Antônio, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, na altura da Rua do Rangel, no centro do Recife. O local passará a ter a faixa de pedestres com uma largura maior que o comum devido ao alto número de pessoas na travessia. O prefeito João Campos acompanhou o início do serviço na noite desta terça-feira (6).

A implantação deverá beneficiar mais de 18.400 pedestres que passam diariamente nas proximidades em direção a diversos polos de interesse público como, por exemplo, o Mercado de São José. “Estamos fazendo uma intervenção de urbanismo tático que resultará na maior faixa de pedestre da história do Recife. São 34 metros de largura, que beneficia diretamente mais de 18 mil pessoas que fazem essa travessia diariamente. O principal objetivo neste tipo de intervenção é levar segurança aos pedestres e nós queremos levar ações como estas para os quatro cantos da cidade, fortalecendo essa modalidade de urbanismo tático. Essa intervenção aqui, por exemplo, além de aumentar a área de faixa de pedestre, vai fortalecer a calçada, com o alargamento dela através da pintura. Vamos implantar em diversas áreas da cidade ações como esta aqui”, explicou João Campos

O projeto faz uso de urbanismo tático, com pinturas coloridas no chão que servem tanto para humanizar o espaço público, como para trazer uma nova proposta de desenho nas ruas. “Nosso objetivo é trazer ruas que sejam mais seguras para as pessoas e temos avançado cada vez mais. Temos usado o urbanismo tático de forma que amplie as calçadas e os refúgios de pedestres para diminuir o espaço entre as travessias e também para induzir ao condutor a redução de velocidade. A sinalização é, também, um recado que se passa ao público para dizer que as ruas são das pessoas e, dessa forma, quando usamos o carro, precisamos sempre ficar alerta para proteger os pedestres”, destaca a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Ao todo, serão 259 m² a mais no alargamento de calçadas e criação de ilha para pedestres, além da criação de uma nova faixa de pedestres e o alargamento da faixa de pedestres de 16m para 34m, garantindo um desenho inédito na cidade. Recentemente, duas outras áreas da cidade ganharam melhorias com uma estratégia parecida: na Rua Velha e no Alto José Bonifácio.

O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam 30 áreas no total. De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.