Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 07.04.23 - 14h22

Prefeitura do Recife intensifica fiscalização de trânsito com blitze nos principais corredores viários

img_alt

Na noite desta quinta-feira (6), agentes da CTTU, da Guarda Municipal, PM atuaram em diversos pontos da cidade, visando coibir a prática que comprometem a segurança viária, como rachas, alcoolemia e mau estado de conservação dos veículos. (Foto: Wagner Ramos/ PCR)


Nesta quinta-feira (6), a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), intensificou a fiscalização com blitze nas madrugadas. Ao todo, foram feitas 839 abordagens em diversos pontos da cidade. Os motoristas realizaram o teste do bafômetro, mas não houve flagrante de alcoolemia. A operação foi realizada em parceria com a Guarda Municipal e com a Polícia Militar. Em um dos pontos, por exemplo, a ação contou com um efetivo de mais de 30 profissionais, entre agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares, além de 14 viaturas, sendo três guinchos.

Desde 2022, a CTTU intensificou a fiscalização com blitze, mapeando áreas de infrações e de sinistros de trânsito. Ao todo, foram feitas mais de 750 blitze ao longo do ano passado e mais de 108 mil abordagens aos condutores, das quais 8% geraram notificações. A meta da CTTU é aumentar em pelo menos 30%

“Os casos mais comuns que vemos nas blitze são de veículo em mau estado de conservação, como pneus carecas ou motociclistas com o freio quebrado e, ainda, com capacete afivelado de forma incorreta ou mesmo sem o capacete. Isso é preocupante porque coloca as pessoas em risco. Outro ponto importante das nossas operações é que mapeamos os locais onde há intenção de fazer prática de rachas e pegas para evitar que esses eventos aconteçam”, explica Nilton Prazeres, gerente geral de operação e fiscalização da CTTU.

O atendimento da CTTU, que pode ser feito pelo 0800.081.1078 ou pelo twitter @CTTU_Recife, recebe informações dos cidadãos com denúncias sobre a prática de rachas na cidade. Em 2022, a taxa de atendimento do órgão às demandas recebidas pelos cidadãos foi de 95%. Agora, a intenção é intensificar ainda mais a fiscalização durante a madrugada porque esse é o horário em que os sinistros de trânsito são mais graves, como aponta o Relatório Anual de Segurança Viária da CTTU, produzido em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

“Quando analisamos a taxa de letalidade dos sinistros de trânsito no Recife, observamos uma diminuição de 18,4%  entre 2020 e 2021, mas a madrugada, apesar de ser o período com o menor número de sinistros de trânsito registrados, com 11 vítimas fatais em 2021, ainda é o período cuja gravidade das ocorrências são maiores. Isso pode ser devido ao cometimento de infrações de trânsito mais graves e, dessa forma, se faz necessário intensificar o efetivo nas ruas para conscientizar sobre o respeito às leis de trânsito”, destaca Amanda Conceição, coordenadora de dados da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

SEGURANÇA VIÁRIA - As políticas de segurança viária adotadas no Recife estão salvando vidas. Os resultados demonstram a diminuição do número de mortos no trânsito. Entre 2020 e 2021, o número de vítimas fatais reduziu em 18%, isso se deu com uma gestão que faz uso da abordagem sistêmica, atuando nos pilares de fiscalização, educação, engenharia de trânsito e gestão de dados. Todas essas áreas intensificadas levam à mudança de comportamento e ao desenho de ruas mais seguros para todas as pessoas.