NOTÍCIAS

Cultura | 07.05.12 - 18h48

Começa a valer medida de restrição de circulação de caminhões no Centro do Recife

A segunda etapa do Plano de Ações para Carga e Descarga, que visa melhorar o tráfego de veículos, começou a vigorar nesta segunda-feira (07), nos bairros do Recife, Santo Antônio e São José. A medida define a restrição de circulação de veículos de carga com comprimento acima de seis metros na região interna destas áreas no horário de 6h às 20h, nos dias úteis. Para garantir o respeito às novas normas de circulação, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) instalou mais de 80 novas placas de sinalização orientando sobre as mudanças de trânsito nos três bairros.

Estamos reforçando o monitoramento realizado por equipes de agentes de trânsito que estão em pontos estratégicos para esclarecer os condutores sobre as mudanças de circulação e coibir que os mesmos entrem na área restringida”, afirmou a presidente da CTTU, Maria de Pompéia. Além do efetivo, para orientar os condutores de caminhões que se enquadram na nova regra, uma equipe de 20 arte-educadores está, até a próxima quinta-feira (10), circulando pelas principais vias dos três bairros realizando a distribuição de um panfleto informativo. No material, o caminhoneiro encontra o mapa que esclarece por onde o veículo poderá passar.

 No bairro do Recife os veículos de carga maiores que seis metros só poderão circular pelo anel viário que compreende o Cais da Alfândega, Cais do Apolo (pista oeste) e as avenidas Alfredo Lisboa e Militar. A exceção fica para a pista leste do Cais do Apolo, onde os caminhões ficarão proibidos de transitar, no sentido Cais da Alfândega/Av. Militar. Além das vias, o anel viário do bairro do Recife engloba as pontes Giratória e do Limoeiro, por onde os caminhões de seis metros poderão chegar à ilha.

No bairro de Santo Antônio a restrição será total para a circulação no horário de 06 às 20h nos dias úteis. Já no bairro de São José a restrição será parcial, pois os veículos de carga acima de seis metros de largura poderão trafegar utilizando a Avenida Sul e a Rua Imperial. A chegada desses caminhões até os bairros poderá ser feita pelas rotas já utilizadas, como a ruas Cais Doutor José Mariano e Aurora; ruas do Príncipe e Princesa Izabel e as avenidas Norte e Sul. A saída dos caminhões do anel viário poderá ser feita pela Rua João Lira e a Avenida Norte, caso o destino sejam os bairros da Boa Vista e Santo Amaro, e a Rua Imperial para os veículos que desejarem chegar ao bairro de Afogados.