NOTÍCIAS

| 07.05.12 - 18h45

PSF da Mustardinha faz palestra educativa para gestantes

Evento abordou a importância dos cuidados com a saúde no pós-parto

Por Marilia Monteiro

[caption id="attachment_17990" align="alignleft" width="334" caption="A ação educativa foi direcionada às gestantes moradoras da Mustardinha. Foto: Antônio Tenório"][/caption]

A Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Educação e Saúde do Distrito Sanitário V, realizou, na tarde desta segunda-feira (7), uma ação educativa direcionada às gestantes moradoras da Mustardinha sobre a importância dos cuidados com a saúde no pós-parto. O encontro aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro, localizada na Rua Major Mário Portela, 472.

Palestras com foco na gestante são realizadas mensalmente nesta unidade. Elas são ministradas pela Equipe de Saúde da Família (ESF), formada por profissionais e agentes comunitários de saúde, em parceria com representantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Hoje, as futuras mães foram orientadas sobre os cuidados com a mama, a importância das atividades físicas, higiene e sexualidade.

Nosso objetivo é ensiná-las a enfrentas esse processo da melhor forma. É uma ação contínua que realizamos para evitar complicações causadas pela falta de informação”, explicou a enfermeira da USF, Priscilla Martins. “Esse diálogo é muito importante porque nós conseguimos trabalhar com a prevenção, sem esperar que o problema se instale. As pessoas que participam sempre voltam no mês seguinte”, disse. É o caso da jovem, Andreza Rafaela, de 17 anos, que está no oitavo mês de gravidez e frequenta as reuniões mensalmente. “Eu aprendo muitas coisas importantes aqui. Elas ensinam o que devemos e o que não devemos fazer desde o início da gravidez até o parto e o pós-parto. Eu já estou preparada para quando o bebê nascer”.

Os encontros são gratuitos e abertos ao público. Eles acontecem sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 14h. No mês passado, as gestantes aprenderam sobre o parto e visitaram a maternidade Professor Bandeira Filho, em Afogados.

ASSUNTOS: