Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 07.05.15 - 20h56

Mais de 40 tartarugas-de-pente nascem na orla do Pina

O ninho ficava na praia do Pina, por trás das quadras de tênis da beira-mar, e é o segundo, este ano, a eclodir no litoral da cidade

A orla do Recife foi palco, na tarde desta quinta-feira (07), de mais um espetáculo da natureza: o nascimento de 49 tartarugas marinhas. A saída dos filhotes em direção ao mar foi acompanha por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, pela Brigada Ambiental e por mais de 30 pessoas se encantaram com a cena ao passar pelo local. O ninho ficava na praia do Pina, por trás das quadras de tênis da beira-mar, e é o segundo, este ano, a eclodir no litoral da cidade.

Ao todo, havia 100 ovos no local, 49 nasceram, 49 não eclodiram e dois animais que já haviam quebrado a casca do ovo morreram tentando alcançar a superfície. Os filhotes são de tartarugas-de-pente, uma espécie ameaçada de extinção. “É muito importante que as praias do Recife voltem a ser um berço de tartarugas marinhas. Este ano, conseguimos garantir o nascimento dos dois ninhos existentes na orla da cidade. Sem dúvida, foi uma vitória importante para natureza”, disse o gerente de Controle Ambiental da SMAS, Ismael Cassimiro, destacando a participação do ambientalista Adriano Arton na iniciativa.

Segundo Cassimiro, essa desova ocorreu no início de março e a secretaria foi informada por moradores e comerciantes. Para assegurar o nascimento dos animais, uma área de quatro metros quadrados foi isolada com redes e estacas. A Emlurb também foi alertada sobre a existência do ponto e os funcionários que realizavam o serviço de limpeza da areia com a ajuda de trator redobraram os cuidados ao passar pelo local.

“O isolamento ajuda a deixar o espaço mais visível para quem trabalha na limpeza da orla e evita que curiosos toquem no ninho. Mas, é importante destacar que a população nos ajudou muito este ano. Principalmente, informando sobre as desovas e respeitando os espaços protegidos”, comentou Cassimiro, lembrando ainda que, no ano passado, foram identificados e protegidos quatro ninhos de diferentes espécies. Infelizmente, um deles foi violado e cerca de 30 ovos foram perdidos.