Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 07.05.19 - 10h44

Profissionais de saúde realizam mobilização em defesa da Luta Antimanicomial

img_alt

Atividades acontecerão ao longo deste mês em todos os Distritos Sanitários (Foto: Cortesia)

 

Profissionais de saúde, usuários de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e estudantes se reuniram, nessa segunda-feira (6), na Praça do Hipódromo, para defender o fim dos manicômios. A mobilização, organizada pela Secretaria de Saúde do Recife, abriu a programação de atividades que acontecerão até o fim deste mês em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no próximo dia 18. A programação completa está disponível nosso portal.

O evento dessa segunda começou com dança circular, representando o sentimento de união dos participantes, e uma apresentação do grupo de maracatu formado por usuários e funcionários da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath. Professores do Programa Academia da Cidade fizeram um aulão de alongamento com os participantes.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do Distrito Sanitário 2, Isabel Gomes, o ato defende o modelo de tratamento que a gestão municipal considera adequado para os usuários. “Acreditamos e lutamos pela autonomia de cada usuário, com o cuidado responsável, no território. O ideal é que o usuário possa interagir com a família, com a sociedade e com os demais dispositivos de convivência social, como escolas e unidades de saúde, por exemplo”, disse Isabel, que é assistente social.

Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Clóvis Beviláqua levaram cartazes feitos por eles em sala com o tema da saúde mental. O estudante do 1º ano do Ensino Médio Ytalo Luiz produziu um painel sobre esquizofrenia e retratou frases e palavras que representam a Luta Antimanicomial, como “liberdade” e “resiliência”. “A gente aprendeu, principalmente, que as pessoas não precisam ficar isoladas, presas, para serem tratadas. Estar livre aqui fora também vai ajudar nessa melhora”, defendeu o aluno.

HISTÓRICO - Os movimentos em defesa da luta antimanicomial ganharam força no fim da década de 70, com as denúncias aos abusos cometidos em instituições psiquiátricas. A partir daí, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil. O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração em referência a um encontro de trabalhadores de saúde mental realizado em 1987, em São Paulo.

Em 2001, através da Lei Paulo Delgado (Lei n° 10.216/2001), foi instituída a rede de cuidado substitutiva com a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que garantem os direitos dos usuários com transtornos mentais a atendimentos menos invasivos, em que se prioriza o tratamento através da reinserção social. Em todo o País, no mês da Luta Antimanicomial, relembra-se os avanços conquistados no cuidado aos usuários com transtornos mentais e com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

 

No Recife, os hospitais psiquiátricos existentes na cidade foram fechados em 2016. A Política de Atenção à Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Prefeitura do Recife mantém o modelo de cuidado com base na clínica psicossocial, respeitando os princípios da reforma psiquiátrica, dos direitos humanos e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede de Atenção Psicossocial do Recife é composta por Centros de Atenção Psicossocial, residências terapêuticas, unidades de acolhimento e leitos integrais, além dos dispositivos de urgência e emergência do Estado.

 

Programação dos atos em defesa da Luta Antimanicomial:

Data: 09/05/19

Horário: 14h

Local: Caps Boa Vista

Atividade: Roda de conversa com usuários e familiares sobre a importância de participarem e lutarem pelo direitos conquistados na Política de Atenção à Saúde Mental, Álcool e outras Drogas.

Público: Trabalhadores, usuários e familiares.

 

 

Data: 13/05

Horário: 14h

Local: Auditório da Diretoria Executiva de Regulação em Saúde

Atividade:   Fórum sobre Saúde Mental da População Negra

Público: Gestores e trabalhadores da rede de saúde

 

 

Data: 15/05/2019

Horário: 9h30

Local: Praça do Largo da Paz

Atividades:

• Confecção de um painel com temática relacionada à Luta Antimanicomial;

• Oficina da preparação de sucos funcionais e calmantes;

• Oficina de pintura de camisas;

• Barraca de exposição/venda de ervas medicinais e distribuição de chás;

• Barraca informativa “Papo da Saúde Mental”;

• Abordagem com entrega de informativos sobre redução de danos e reforma psiquiátrica;

• Bazar;

• Doutores da felicidade - Atraindo os transeuntes e falando sobre a temática;

• Teste rápido de HIV e Sífilis;

• Atividades do Programa Academia da Cidade.

 

 

Data: 15/05/19

Horário: 14h

Local: Upinha Eduardo Campos - Bomba do Hemetério

Atividade: Fórum de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas sobre a Luta Antimanicomial

 

 

Data: 16.05.19

Horário: 15h

Local: Praça do Ipsep

Atividades

• Bate papo sobre redução de danos e reforma psiquiátrica;

• Oficina de pintura de camisas;

• Atividades do Programa Academia da Cidade.

• Teste rápido de HIV e Sífilis;

• Orientações nutricionais

• Apresentações de atividades desenvolvidas pelos usuários dos Caps José Lucena, Livremente e Davi Capistrano.

 

 

Data: 17/05/19

Horário: 14h

Local: Praça do Derby

Atividade: Passeata pela Luta Antimanicomial

Público: Redes de Atenção Psicossocial municipais de Pernambuco, usuários, familiares, trabalhadores e gestores

 

 

Data: 21/05/19

Horário: 8h - 11h30

Local: Praça do Morro da Conceição

Atividade: Festival Prata da Casa Ano 2 - Prêmio Dona Ivone Lara: Sensibilização dos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial quanto ao cuidado de sua saúde mental, por meio da manifestação artística e da reflexão sobre o racismo institucional como fator de adoecimento psíquico.

Público: Usuários de Caps e residências terapêuticas, além de técnicos dos serviços.

 

Data: 24/05/19

Horário: 14h

Local: Auditório do Museu da Cidade do Recife

Atividade: Diálogos em saúde - Espaço para apresentação de estudos realizadas na Rede de Atenção Psicossocial ou interface com a temática da Saúde Mental.

Público: Gestores e trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial e Atenção Básica, bem como das demais políticas intersetoriais.