Prefeito assina portaria que libera táxis com passageiros a transitar nos corredores de ônibus do Recife
Medida terá caráter experimental por três meses e poderá  ser prorrogada após avaliação da CTTU
O prefeito do Recife, João da  Costa, assinou nesta terça-feira (07), a portaria que permite, em caráter  experimental, a circulação de táxis do município com passageiros nos corredores  exclusivos para ônibus na Cidade. A medida entra em vigor nesta quinta (09),  após a publicação do texto no Diário Oficial do Município. Realizado na sala de  reuniões do gabinete do prefeito, 9º andar do edifício-sede, o ato contou com a  presença de secretários municipais, da presidenta da Companhia de Trânsito e  Transporte Urbano do Recife (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa, do vereador Aerto  Luna e de representantes da categoria e do sindicato. 
Pela portaria,  fica liberado o tráfego de táxis do Recife, desde que transportando passageiros,  nos corredores exclusivos para a circulação de ônibus dentro da cidade. O texto  da norma técnica reforça que a permissão será temporária pelo prazo de 90 dias,  e a qualquer momento poderá ser revogada antes do final do período definido.  “É mais um passo de compromisso da gestão com a categoria que cumpre um  papel fundamental em qualquer cidade do mundo. Temos que qualificar os serviços  de transporte público, que são os ônibus e os táxis”, afirmou o prefeito  João da Costa. Ainda segundo o prefeito, outras iniciativas estão sendo  estudadas na Prefeitura para melhorar o serviço e assim melhorar a vida dos  taxistas e dos passageiros.
Entre os corredores em que os táxis ocupados  poderão transitar estão as avenidas Conde da Boa Vista, Caxangá, Sul, Cruz  Cabugá, Beberibe (um trecho) e o contra-fluxo da Rua Benfica. Para Maria de  Pompéia, a assinatura da portaria é um momento importante para toda a Cidade e  representa uma vitória para os profissionais da classe. “Será uma  experiência. Nesse período vamos verificar como repercutiu a circulação dos  veículos, no local, comparando as velocidades de antes e depois da  liberação”, informou a gestora. Caso o resultado seja positivo, a medida  será renovada. 
“Com essa medida não só a fluidez no trânsito irá  aumentar como também o número de passageiros. As pessoas vão medir o tempo e com  isso preferir andar de táxis, refletindo numa diminuição do número de  carros”, defendeu o vereador Aerto Luna. O presidente do Sindicato dos  Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, reforçou o discurso, reconhecendo que  a ação vai facilitar o deslocamento dos usuários “que assim irão chegar ao  seu destino com mais rapidez. Hoje é um motivo de muita alegria para os  taxistas”.
Um ponto importante do documento destaca que os táxis não  poderão realizar embarque e desembarque de passageiros ao longo dos corredores  específicos para o transporte coletivo. Para o taxista Franklin Christian, a  iniciativa melhorará o seu trabalho e a relação com o passageiro. “Vai  facilitar principalmente a vida do cliente, que ficará mais satisfeito com o  serviço de mais qualidade e agilidade”, disse.
A portaria, que foi  debatida entre a equipe técnica da CTTU e o vereador Aerto Luna, substitui o  projeto de lei de autoria do parlamentar com o mesmo teor. Para garantir o bom  funcionamento da medida, a CTTU vai intensificar a fiscalização de trânsito para  coibir que táxis sem passageiros e de outros municípios, além de carros  particulares trafeguem nos corredores de ônibus. 
Frota  – Atualmente, a frota de táxis do Recife é composta por 6.125 veículos.  O sistema de táxi do município do Recife apresenta tarifas diferenciadas para os  serviços oferecidos à população. Os valores cobrados são diferenciados entre os  serviços comum, especial de hotéis, especial do Aeroporto Internacional dos  Guararapes e do Terminal Integrado de Passageiros (TIP).