NOTÍCIAS

Cultura | 07.06.12 - 22h14

8ª Caminhada do Forró faz o esquenta para a abertura do ciclo junino do Recife

Apesar do feriado, centenas de pessoas forrozaram pelas ruas históricas do Bairro do Recife. Abertura oficial do São João 2012 acontece nesta sexta (08)

Olha pro céu meu amor. Vê como ele está lindo. Assim começou Ed Carlos, na Forrovioca, acompanhado pelo Trio Pau de Arara, a esquentar a 8ª Caminhada do Forró, na Rua da Moeda, Recife Antigo, nesta noite de quinta-feira. Para surpresa do público, queima de fogos para marcar o centenário do Rei do Baião e a saída do cortejo. E assim, puxada por um boneco gigante de Luiz Gonzaga, acompanhado por cem sanfoneiros e zabumbeiros, uma verdadeira multidão seguiu forrozando pelas ruas do bairro até a Praça do Arsenal.

Durante duas horas, a forrovioca embalou o público que não só dançava, mas cantava todas as canções de Seu Lua. As ruas não estavam lotadas por acaso. O público caprichou nas roupas, com vestidos de matutas, chapéus de couro, roupas de lampião e maria bonita. Até noivas matutas foram conferir o arrasta-pé. Os mais discretos, optaram por camisas xadrez. Casais, verdadeiros pé-de-valsa, faziam evoluções no meio do público que abria espaço para apreciar o show deles.

Adultos, crianças e idosos chegaram ao Palhoção da Praça do Arsenal com gosto de gás. O lugar já estava lotado e uma quadrilha de improviso se formou para dançar a última música ao som da Forrovioca. No palco, Josildo Sá era o mestre de cerimônias e em tom de cantoria anunciou as primeiras atrações: Cezinha, Camarão, Marcelo Caldi, Beto Hortis, Liv Moraes e Dominguinhos. O público correspondeu à altura dos artistas e o salão “pegou fogo”. Era apenas o começo de uma noite de muita alegria e valorização de nossas raízes, que contou ainda com a participação de Nádia Maia, Irah Caldeira, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Petrúcio Amorim, Maria Lafayete, Terezinha do Acordeon, entre outros.

Para manter as energias, havia várias barracas de alimentação e bebidas. Canjica, milho verde e pamonha eram as comidas mais procuradas. O evento contou com apoio da CTTU para fechar as ruas durante a caminhada e reforço de policiamento da PM e Guarda Municipal.

A Caminhada do Forró é uma das principais atrações da festa junina deste ano, cujo tema é São João da tradicional, a gente faz na Capital. A abertura oficial acontece na sexta (09). São seis polos de animação (Sítio Trindade, Parque Dona Lindu, Pátio de São Pedro, Praça Arsenal da Marinha, Rua da Tomazina e Nascedouro de Peixinhos), 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPA’s). A festa junina também ocupa a Pracinha de Boa Viagem com o projeto Arte na Praça de São João e os mercados públicos com apresentações de trios de forró pé-de-serra, repentistas e poetas. O ciclo junino segue até o dia 30 de junho.