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Administração | 07.06.16 - 19h20

PPA finaliza 3º turma e 30 servidores integram o 4º grupo do programa

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Desde o lançamento em 2015, mais de 100 pessoas já passaram pelo Programa (Foto: Lú Streithorst/PCR)

 

Maria Socorro da Silva chegou na manhã de hoje (7), cheia de expectativas, ao seu primeiro dia no Programa de Preparação para Aposentadoria da Prefeitura do Recife. "Cheguei aqui só com boas informações repassadas por uma colega que fez parte de uma turma anterior. O primeiro dia já foi excelente". Ela é uma das 30 pessoas que estão participando da 4º turma do PPA que foi iniciada nesta terça-feira. Nesta semana, a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas também finalizou a 3º turma. Desde o lançamento em 2015, mais de 100 pessoas já passaram pelas palestras, dinâmicas e atividades promovidas pelo Programa para os servidores da PCR que estão aptos a se aposentar até 2020. 

A assistente social Ignes Araújo, profissional especializada em humanização da saúde, foi a responsável pela palestra de abertura. Os participantes puderam se conhecer e trocar experiências através de uma dinâmica de grupo. Depois, a tema abordado foi "Desmistificando a Aposentadoria", quando também todos também puderam interagir e falar as suas expectativas. Nos próximos encontros, temas como qualidade de vida, voluntariado e legislação previdenciária farão parte das abordagens. 

A servidora da educação, Adelina Rodrigues, concluiu a 3º turma do PPA nesta segunda-feira (6). Para ela, o processo só trouxe alegria e novas perspectivas. "Termino cheio de novidades e possibilidades para minha aposentadoria. O Programa é esclarecedor, nos ajuda a entender burocracia, traz uma nova expectativa. No ano que vem, quando meu processo se concluir, vou passar um tempo descansando. Depois, sigo a vida porque tem muita coisa a fazer", contou. 

O PPA - O Programa é formado por sete encontros com temas relacionados à aposentadoria como legislação previdenciária, saúde, relações familiares, voluntariado e gestão financeira. Em cada encontro um facilitador especializado no tema faz uma palestra e participantes desenvolvem atividades e reflexões relacionadas aos assuntos. O PPA foi criado no início de 2015 para auxiliar e capacitar os funcionários públicos municipais que já estão aptos a se aposentar, seja por tempo e idade ou pela aposentadoria compulsória.

Com três turmas concluídas, 75 servidores de diversas secretarias já passaram pelo processo. O programa de caráter estritamente pedagógico, promove oficinas e cria um espaço de diálogo e orientação para os futuros aposentados. O PPA faz parte do projeto Vida de Valor, do programa Servidor de Valor, que engloba um conjunto de ações relacionados à saúde e a qualidade de vida dos servidores.