Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 07.06.16 - 15h42

Prefeitura do Recife faz plantio no Canal do Ibiporã

A ação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com a Empresa de Urbanização do Recife (URB) faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente

 

Mais de 200 mudas de árvores começam a ser plantadas, nesta quarta-feira (08), no Canal do Ibiporã, na Ilha Joana Bezerra. A ação – realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Empresa de Urbanização do Recife (URB) – visa ampliar a cobertura verde da área, proporcionando beleza paisagística e a criação de microclimas para amenizar as temperaturas e combater as ilhas de calor. O plantio, que faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, terá início, às 9h, nas proximidades do Terminal do Joana Bezerra.

Ao todo, o canal receberá 249 árvores nativas da Mata Atlântica, sendo de pequeno, médio e grande porte. O primeiro trecho do canal, que vai da Avenida Central até a Rua Embu-Guaçú, será beneficiado com cerca de 50 exemplares de cinco diferentes espécies. São elas: Pau-Brasil, Ipê Roxo, Ipê Branco, Ubaia e Pau de Jangada. Todas as mudas foram produzidas no viveiro do Jardim Botânico e fazem parte do projeto recuperação do bioma, desenvolvido pelos pesquisadores da casa. Entre as espécies, destaca-se Pau de Jangada que está ameaça de extinção e a sua muda vem sendo gerada por meio de quebra de dormência (processo que acelera a germinação da semente).

Na Semana do Meio Ambiente, outras 400 mudas vão deixar mais verde as ruas no bairro da Encruzilhada. Metade delas será planta através de uma parceria com Celpe. Esse trabalho iniciou na última segunda-feira (06), nas ruas Inácio Galvão dos Santos e Amaro Coutinho, e beneficiarão outros 12 logradouros. O restante da vegetação também tem como foco ampliar a cobertura verde nas vias e será executado através de compensações ambientais devidas ao município por três empresas. Além do plantio, as instituições privadas ficarão responsáveis por fazer a manutenção dessas plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais. Em caso de morte do vegetal, será feito o replantio.

Canal do Ibiporã – Afora o primeiro trecho, o trabalho de arborização seguirá junto com o restante das obras no Canal Ibiporã, um dos mais importantes da cidade. Os serviços do canal incluem a construção de calçadas, ciclovia, rampas de acessibilidade, passarelas para pedestres, iluminação pública, além do revestimento de todo o canal e o plantio de mudas. O projeto contempla também a pavimentação de vias na localidade. Já foram entregues as obras na Rua B, Rua Itajuipe, Brasilândia, Inconfidência, Itaquaretuba. No momento, estão em andamento outras quatro vias: Rua A, Rua C, Rua G e Primeira Travessa do Campo. Com a conclusão do canal, a comunidade do Coque passará a ter acesso mais facilitado aos serviços básicos. Orçado em aproximadamente R$ 19 milhões, o Canal Ibiporã tem 712 metros de extensão e quatro metros de largura, ligando a Estação do Metrô Joana Bezerra ao mangue.

Serviço:

O quê: Prefeitura do Recife faz plantio no Canal do Ibiporã

Quando: às 9h, desta quarta-feira (08).

Onde: Canal do Ibiporã, na Ilha Joana Bezerra